Publicidade
Início Notícias Lançado website sobre IPv6, nova versão protocolo da internet

Lançado website sobre IPv6, nova versão protocolo da internet

0
Publicidade

Em continuidade às ações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do NIC.br, anunciou nesta segunda-feira, 27, a criação de um website (www.ipv6.br destinado a esclarecer as características da tecnologia IPv6, nova geração do protocolo da internet (IP). O objetivo é mostrar aos participantes e usuários da internet no Brasil a importância da implantação dessa versão, essencial para garantir o crescimento perene da rede.
A atual versão do protocolo IP (IPv4) não comporta o crescimento futuro da internet, fato já previsto desde o início da década de 1990. Diversas soluções paliativas foram implementadas para adiar o esgotamento do IPv4 enquanto se trabalhava no total amadurecimento do IPv6. Agora, a disseminação da nova versão do protocolo é inadiável. "Os endereços IP são necessários para a identificação de cada equipamento ligado à rede, no intuito de permitir a comunicação entre eles. Sem a nova versão, que é muito mais ampla, a internet continuaria funcionando, mas seu crescimento estaria limitado pelo esgotamento de endereços IPv4", afirma o coordenador do Ceptro.br, Milton Kaoru Kashiwakura.
O IPv6 traz também avanços que permitirão melhor suporte a tecnologias como voz sobre IP e dispositivos móveis, além de possibilitar mais segurança nas comunicações. As versões mais recentes dos principais equipamentos de rede, sistemas operacionais e softwares modernos já são capazes de funcionar com o IPv6.
A entidade central que administra os endereços IP, a Internet Assigned Numbers Authority (Iana), prevê o esgotamento do IPv4 para 2011. "A implantação do novo protocolo terá de ser acelerada, exigindo investimentos em soluções e equipamentos, portanto, é fundamental que todos acessem o IPv6.br, se informem sobre o assunto e façam seu planejamento. O espaço é colaborativo e permite a manifestação dos participantes quanto às suas experiências", finaliza Kashiwakura.
No intuito de facilitar a adoção do novo protocolo no Brasil serão realizadas diversas ações, além do lançamento do website IPv6.br, como o fornecimento de conectividade IPv6 para os participantes do Ponto de Troca de Tráfego (PTTMetro) de São Paulo e a promoção de cursos rápidos sobre o tema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile