Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Grupo por trás do malware Emotet inicia novo ataque massivo

Grupo por trás do malware Emotet inicia novo ataque massivo

0
Computer Code Language with Bugs
Publicidade

O malware Emotet, que circulou no começo do ano infectando computadores e servidores em todo o mundo, voltou a ser ativado pelo grupo “Mummy Spider”, que está por trás dos ataques. O malware espalha três grandes botnets por meio de campanhas de phishing que podem rapidamente infectar o Active Directory, da Microsoft, usando ataques de força bruta. O código malicioso pode ser um meio também para ataques de ransomware.

“A única forma de coibir esse tipo de ação é rastreando rotinas de comportamento de usuários e utilizando modelos preditivos que possam rastrear e identificar a ação do Emotet na rede, em e-mails, proxy e arquivos de sistemas. A ação dos criminosos costuma ser rápida e as perdas grandes. Com a LGPD, agora as empresas serão cada vez mais responsabilizadas por vazamentos e roubos de informações sensíveis”, alerta Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis para América Latina.

O Emotet é um malware que surgiu em 2014 como um banking trojan, e evoluiu para se tornar um distribuidor de outros malwares ou campanhas maliciosas. Uma vez instalado na vítima, o código passa a disparar campanhas de spam para roubar dados bancários e se espalhar dentro das redes. São mensagens de cunho sensacionalista ou falsas informações indispensáveis à vítima, com anexos em Word ou URL vinculados a downloads. Na hora em que o usuário faz o download, o Emotet é instalado.

Perigo à espreita

O problema é que o Emotet – até pela sua idade e circulação—utiliza anos de contatos já capturados anteriormente e endereços de e-mails que vêm sido obtidos e armazenados muito antes de qualquer sinal de invasão. Quando o usuário recebe o phishing, a engenharia social garante que o usuário permita que o vírus se instale.

Outro problema é que o Emotet é invisível aos filtros de email e qualquer tipo de proteção endpoint, elevando o risco de que sua detecção aconteça tarde demais.

“O Emotet vai simular o comportamento de um usuário normal, conectando-se e baixando as informações. O código também emula ação do usuário rodando comandos e a única maneira de controlar isso é desabilitando o PowerShell, ou criando políticas de acesso bem restritas”.
“Mas se mesmo com todas estas medidas preventivas a empresa detectar a invasão, é preciso imediatamente isolar o sistema infectado, mantendo a rede offline, enquanto o departamento responsável tentará impedir o comprometimento de outros programas e sistemas e investigará o evento”, recomenda o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile