Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Impressão fora de casa

Impressão fora de casa

0
Publicidade

O outsourcing de impressão é um negócio em alta no Brasil. Pesquisas da IDC mostram que esse mercado aumentou 42,5% no ano passado e que a curva continua em elevação em 2006, com grandes contratos saindo da gaveta. A expansão é estimulada por uma maior adesão das companhias a esse modelo de serviço. Para cativar a clientela, os provedores estão ampliando a oferta e entregando novas soluções que vão além da gestão do parque de impressão. Elas também começam a descer na pirâmide, atraindo empresas de médio porte, desde que o volume de reprodução de documentos justifique a terceirização.

O levantamento da IDC constatou que entre as 500 maiores companhias do Brasil 41% já terceirizaram o departamento de impressão e 20% pretendem contratar esse tipo de serviço até o final de 2006. De acordo com a consultoria, grandes projetos estão em fase de avaliação, principalmente nos setores financeiro e industrial, o que atiça a concorrência entre os fornecedores de serviços.

Esse mercado é puxado por dois tipos de serviço. Um deles é o que os fornecedores chamam de impressão transacional, que são principalmente as emissões de faturas em grandes volumes de clientes operadoras de telecomunicações, bancos e as companhias de utilities, em que um dos modelos de cobrança praticado é o pagamento por usuário. O outro é o outsourcing da impressão de escritório, que é mais recente no Brasil e vem apresentando maior taxa crescimento nos últimos anos.

Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, constata que o outsourcing de impressão em escritórios começou a deslanchar no Brasil há cerca de cinco anos, quando era necessário muito esforço para explicar aos clientes o conceito do serviço. ?De lá para cá, esse serviço evoluiu, as empresas estão mais abertas para esse modelo e a taxa de crescimento do mercado é bastante expressiva?, afirma o executivo. Ele observa que até bem pouco tempo o maior volume de contratos era fechado pelo setor privado, mas que recentemente órgãos de governo também começaram a enxergar benefícios neste tipo de serviço.

Essa evolução está muito ligada ao crescimento também do número de provedores do serviço no mercado. Hoje, além das fabricantes de impressoras e de seus parceiros, grandes provedores de outsourcing como IBM e Tivit estão nesse páreo. Aliado a isso tem o fato de o parque de impressão não fazer parte do core business das companhias. Elas se sentem atraídas pelos argumentos dos fornecedores que vêem na terceirização uma forma de melhorar a gestão dos recursos, o que contribui com a redução de custos.

?A maioria das empresas desconhece os seus custos do departamento de impressão e não consegue gerenciar essa área. Há casos em que os usuários não têm a quem recorrer quando falta toner?, afirma Luís Giovanni Faria, diretor da área de impressão da IBM. Ele diz que a Big Blue se propõe a gerenciar todo o parque de impressão, colocando à disposição dos usuários máquinas atualizadas tecnologicamente e continuamente abastecidas.

Redução de custos

De acordo com executivo, os contratos de terceirização justificam quando a empresa tem um volume de impressão acima de 200 páginas por mês. A IBM já desenhou projetos em que o cliente conseguiu reduzir seus custos em até 40%, e utilizou esse apelo e o desenvolvimento de projetos sob medida, para aumentar os negócios em 33% em 2005.

Na Alldora, outra provedora de serviços de outsourcing de impressão que opera com equipamentos de várias fabricantes, os negócios cresceram 40% este ano. A empresa foi até estimulada a abrir operação no México e estuda entrar no Chile e no Peru, para atender à demanda de clientes que estão solicitando seus serviços. ?Com a terceirização, é possível atualizar o parque tecnológico sem gastar um centavo e reduzir custos entre 15% e 30%?, diz o executivo da empresa brasileira que tem entre seus clientes a Orbital e Klabin.

Eliseu Schimenes, diretor da Tecnoset, que opera com marcas Lexmark e de outros fabricantes, destaca que a redução de custos acontece porque os sistemas de bilhetagem passam a dar aos clientes uma radiografia precisa do que cada departamento está imprimindo, gerando um fator psicológico de economia.

As provedoras de outsourcing também estão aumentando a oferta de serviços, atuando no gerenciamento de documento eletrônico e criando novas aplicações. A Xerox, por exemplo, que explora esse mercado há muitos anos, está trabalhando numa solução personalizada para impressão de malas diretas dos clientes. Sandra Faria, gerente de marketing de serviços globais da Xerox Brasil, explica que a companhia já presta esse serviços para alguns clientes e percebeu que há uma grande oportunidade nessa área.

Os serviços de impressão de documentos de escritório personalizados é outra grande aposta da companhia em 2007. Tanto é, que a companhia está alinhavando parcerias com gráficas e agências de publicidade para entregar aos clientes uma solução sob medida. A Xerox quer imprimir documentos com cor e formatos especiais para sua clientela e se prepara para entrar nessa área gráfica com força em 2007.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile