Publicidade
Início ESG Primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil é inaugurado em...

Primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil é inaugurado em Caldas Novas (GO)

0
Inauguração do Parque Fotovoltaico Geraldo Mendonça Marcelo Dias
Publicidade

Em uma iniciativa inédita, o Sicoob UniCentro Br inaugurou o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil – segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A – para atender à demanda elétrica da instituição. A cerimônia ocorreu em Caldas Novas – município localizado a 170 km de Goiânia – e contou com a presença de toda a diretoria da maior cooperativa financeira do estado de Goiás e uma das cinco maiores do Sistema Sicoob do País. Também estiveram presentes o prefeito do município, Kleber Luiz Marra, e o cooperado Geraldo Mendonça, que foi homenageado com seu nome dado ao parque.

A usina fotovoltaica foi construída em um terreno de 10 mil m² que abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, o que irá gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa, sustentável, eficiente e econômica. A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia anual de mais de R$ 1 milhão para a instituição financeira. Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento irá abastecer as 25 agências localizadas no estado de Goiás, mas está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira.

No cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, as cooperativas se destacam como pioneiras com soluções inovadoras. Em seu discurso durante a inauguração, Diogo salientou que o parque é um marco importante dentro das pautas ESG, que as cooperativas carregam em seus pilares. A grande novidade neste projeto é a operação poder ser controlada 100% por meio digital, o que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.

Segundo estimativas da análise de investimento realizada pela cooperativa, com o início da produção de energia própria, em 25 anos, 8.057 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixarão de ser emitidos na atmosfera. De acordo com o estudo, seria necessário o plantio de 57.570 árvores, a um custo total de R$ 1.151.400, para eliminar essa quantidade de CO2. E, ainda com foco na sustentabilidade, desde o dia 20 de dezembro, seis agências de Goiânia e a agência de Caldas Novas passaram a contar com estações para recarga de carros elétricos e híbridos, o que contribuirá ainda mais com a redução de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile