Publicidade
Início Blogueria Sete tendências de controle de acesso móvel para 2013

Sete tendências de controle de acesso móvel para 2013

0
Publicidade

Mesmo em ritmo mais lento em relação a países como Estados Unidos e China, a tecnologia Near Field Communications (NFC) começa a se expandir no Brasil e já é uma realidade sem volta. Nos próximos anos, a tecnologia estará presente em diversas atividades do dia-a-dia das pessoas, como na realização de pagamentos, ao fazer o check in em um hotel, obter informações diretamente de um cartaz e para abrir portas, tudo isso utilizando apenas o aparelho celular. Abaixo sete tendências que serão incorporadas na indústria de controle de acesso móvel.

Tendência #1: Os usuários estão buscando soluções que são construídas em padrões abertos para garantir a interoperabilidade, adaptabilidade e portabilidade da credencial para dispositivos móveis.
Como exemplo, enquanto a autenticação forte continuará a ser o principal pilar da estratégia de segurança da organização, a necessidade de melhor custo e conveniência irá conduzir o desenvolvimento de soluções que não exigem que os usuários carreguem diversos dispositivos. Para apoiar esta tendência, as credenciais serão incorporadas em telefones com tecnologia NFC e o gerenciamento de identidade irá se mover para a nuvem de uma maneira que facilite o login do usuário (muitas vezes a partir de dispositivos pessoais usando o seu próprio dispositivo, ou BYOD, modelo de implantação). Assim, as soluções de controle de acesso também vão precisar suportar padrões abertos para promover a disponibilidade de produtos interoperáveis e à prova da infraestrutura de controle de acesso futura, garantindo que os investimentos em tecnologias de hoje podem ser aproveitados no futuro.

Tendência #2: a adoção de controle de acesso móvel vai acelerar e evoluir para mudar radicalmente a indústria.
Em 2012, a indústria lançou as bases para a implantação de controle de acesso móvel em dispositivos móveis com NFC. Para alimentar a ampla adoção de aparelhos habilitados com NFC, é extremamente necessário que os aparelhos suportem elementos de segurança. Todas as chaves e operações criptográficas devem ser protegidas dentro do elemento de segurança do smartphone – geralmente é incorporado um circuito à prova de falsificação, ou um plug-in chamado de módulo de identidade do assinante (SIM). O novo modelo deve incluir leitores, fechaduras e outras peças que possam ler chaves digitais realizadas nesses aparelhos, bem como um ecossistema de operadores de redes móveis (MNO), gerentes de serviços confiáveis (TSMs) e outros fornecedores que possam fornecer e gerenciar as credenciais móveis.

Tendência #3: soluções de controle de acesso móvel ainda vão co-existir com cartões.
Apesar dos benefícios, é improvável que a tecnologia NFC em smartphones irá substituir completamente os cartões inteligentes físicos nos próximos anos. Pelo contrário, as credenciais de acesso móveis dentro de smartphones NFC irão co-existir com os cartões e crachás para que as organizações possam implementar a opção de cartões inteligentes, dispositivos móveis ou ambos dentro de seu sistema de controle de acesso físico (PACS). Muitas organizações ainda querem que seus funcionários carreguem cartões tradicionais, porque eles são usados como meio de identificação com foto.

Tendência #4: O controle de acesso continua a convergir – tanto em cartões quanto em dispositivos móveis com NFC
Os usuários querem cada vez mais uma única credencial para entrar no edifício, fazer logon na rede, acessar aplicativos e outros sistemas, e ganhar acesso remoto para proteger redes sem precisar de senha, token ou chave. Além de mais conveniente e seguro, permitir a autenticação forte em toda a infraestrutura, ao adicionar o controle de acesso lógico para registro em rede, reduz os custos de implantação e operacionais, permitindo as organizações alavancar seus investimentos com a credencial existente. Soluções de controle de acesso móvel são plataformas de convergência ideais, já que torna mais fácil a emissão de credenciais temporárias, o cancelamento de credenciais perdidos ou roubados, e o monitoramento dos parâmetros de segurança quando necessário.

Tendência #5: tecnologia de cartão continuará a migrar de proximidade a tarja magnética para cartões inteligentes com adicional de segurança multi-camadas
Hoje o padrão ouro para aplicações de controle de acesso são os cartões inteligentes sem contato, que são baseados em padrões abertos e apresentam uma borda de cartão universal, o que melhora a interoperabilidade com um amplo ecossistema de produtos dentro de um limite de confiança. Os usuários estão cada vez mais em busca de cartões e crachás com mais camadas de segurança visual e digital, incluindo elementos visuais como imagens de maior resolução, cartão holográfico mais laminado, permanente e inalterável e atributos de personalização gravados a laser. Os cartões também incorporam cada vez mais a capacidade de armazenamento digital expandida, de modo que pode incluir informações de autenticação biométrica e outros multi-fatores para melhorar a validação de identidade. A tecnologia de impressão também continua a avançar no apoio a essas tendências, simplificando a forma como os cartões são produzidos e distribuídos tornando-as mais seguras.

Tendência #6: o controle de acesso móvel está acelerando o movimento de gerenciamento de identidade para a nuvem, apoiado por novos serviços gerenciados.
As empresas já começaram a terceirizar seus projetos de credenciais aos prestadores de serviços baseados em nuvem, que têm a escala e recursos para lidar com grande volume de pedidos, com prazos apertados, o que de outra forma seria difícil para um emitente de credencial individual ou integrador acomodar por conta própria. E agora, com o advento do controle de acesso móvel, o escopo de serviços está crescendo para incluir implantação e gerenciamento de credenciais móveis transportadas em smartphones com NFC dos usuários.

Tendência #7: As soluções tecnológicas de gerenciamento de visitante estão cada vez mais integradas com os sistemas de controle de acesso
O gerenciamento de visitantes será cada vez mais integrado com os sistemas de controle de acesso para fornecer soluções completas de segurança que protegem os funcionários e visitantes temporários de intrusos e convidados indesejados. Esta integração permite que os atendentes da recepção fornecer credenciais de proximidade temporárias para os hóspedes de maneira mais fácil e segura, já que quando os hóspedes saem, o cartão é automaticamente desativado, e a data de validade e tempo são automaticamente passados para o sistema de acesso, garantindo que um cartão perdido ou roubado não poderá mais ser usado, além de manter um registro de todos os visitantes.

Gustavo Gassmann é diretor de Vendas do Brasil, da HID Global, especializada em soluções de identificação segura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile