Publicidade

    Mídias sociais e sistemas colaborativos: uma relação íntima

    0
    Publicidade

    Mobilidade, interconectividade e sistemas colaborativos são conceitos que têm muito em comum e que se fortaleceram com a popularização das mídias sociais e a prática da construção coletiva do conhecimento.

    A importância da mídia social no desenvolvimento de ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos vincula-se diretamente à finalidade de ambos: conectar pessoas com objetivos comuns, que no caso dos sistemas colaborativos materializa-se na elaboração de uma tarefa, qualquer que seja ela, sem descuidar da segurança, que é garantida pelo controle do acesso.

    O crescimento das mídias sociais, como o Facebook e o Twitter, assim como o desenvolvimento das intranets e das redes sociais corporativas — que inclusive substituem os e-mails — favoreceram esse desenvolvimento, pois dão mais confiabilidade e produtividade ao processo, reduzindo a margem de erro e abolindo a troca de arquivos e as confusões geradas pela utilização de versões desatualizadas de um documento, por exemplo.

    Com várias nomenclaturas — a exemplo de groupware, web collaboration ou colaboração online — os sistemas colaborativos representam uma quebra de paradigma importante, que se aproxima do conceito de criação coletiva do conhecimento. Além disso, desenvolvem-se em resposta à própria necessidade das empresas de automação de sua camada estratégica, a de tomada de decisões, uma vez que a automatização da operação já é usual graças aos sistemas transacionais.

    Se levarmos em conta que 90% das médias e grandes empresas estão com operações automatizadas, o momento, agora, objetiva ultrapassar a fronteira do aumento da produtividade via sistemas, melhorando o ambiente de colaboração e de realização de tarefas.

    As vantagens desses sistemas são rapidamente percebidas e comprovadas, e se concretizam no aumento da produtividade, na redução de custos, nos ganhos de escala, na integração em cadeia de parceiros e fornecedores, na gestão de conteúdo, no workflow, na pesquisa de documento favorecida por ferramentas de busca dedicadas, na automação do processo.

    A isso se agregam os dashboards, que disponibilizam o acesso, análise e visualização de informações críticas de negócio através de relatórios, planilhas e painéis de indicadores. Para isso, fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Tipicamente, são gerados para os gerentes e executivos que precisam de visão geral do negócio e consideram primordial dispor de visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais.

    De forma prática, os sistemas colaborativos estabelecem pontos de encontro na web, para as pessoas interagirem como um time ao passo que criam, gerenciam, acessam e compartilham informações relacionadas ao seu contexto de trabalho. Além de promoverem a rápida localização de informações no âmbito corporativo, favorecem a interação entre pessoas e processos de negócios por meio de fluxos de trabalho e formulários eletrônicos.

    Estimulados pelo desenvolvimento de ferramentas diversas, com diferentes níveis de complexidade e composição, os sistemas colaborativos são recentes, começaram a se popularizar no biênio 2011/2012 e devem estar listados entre as principais tendências para este ano.

    Paulo Sérgio Farias é diretor de operações da UB Sistemas.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile