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PagBank tem lucro líquido recorrente recorde de R$ 1,8 bi em 2023

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O PagBank anunciou nessa quarta-feira,28, seus resultados do quarto e último trimestre de 2023 (4T23). Entre os principais destaques do período, a Companhia registrou um lucro líquido recorrente (Non-GAAP) de R$ 520 milhões no 4T23 (+27% a/a e +18% t/t), anotando em 2023 quase R$ 1,8 bilhão no acumulado do ano (+11% a/a), o maior na história da companhia. O lucro líquido contábil atingiu R$ 488 milhões no quarto trimestre (+20% a/a e +19% t/t), perfazendo um total de R$ 1,65 bilhão no acumulado do ano (+10% a/a).

Alexandre Magnani, CEO do PagBank, aponta como motivos desta performance no lucro líquido a dinâmica de recuperação das receitas, com forte crescimento da adquirência (TPV), mais do que compensando os efeitos do teto de intercâmbio iniciado em abril de 2023; a redução das perdas operacionais, com desenvolvimentos relevantes na frente de segurança e prevenção a fraudes; a diminuição das despesas financeiras no comparativo anual, devido ao custo médio do funding menor por conta do aumento dos depósitos e início do ciclo de redução da Selic; e ainda as despesas operacionais sob controle, sem prejudicar as oportunidades de crescimento.

Na adquirência, registramos um TPV recorde de R$ 113,7 bilhões no último trimestre do ano passado (+21% a/a e +14% t/t) e de R$ 394 bilhões ao longo de 2023 (+11% a/a), com crescimento em todos os segmentos, incluindo microempreendedores, PMEs e grandes contas.

No banco digital, atingimos R$ 66 bilhões de cash-in (valores recebidos de outras instituições financeiras nas contas PagBank, excluindo adquirência) no 4T23 (+48% a/a e +38% t/t) e R$ 217 bilhões no ano de 2023 (+59% a/a).  Isso comprova o crescente engajamento dos clientes com os serviços financeiros do PagBank, como Pix, emissão de cartões, originação de crédito e pagamento de contas. Consequentemente, alcançamos o recorde de R$ 27,6 bilhões em depósitos (+33% a/a e +28% t/t).

“Os números superlativos evidenciam que o PagBank está entrando em um novo movimento de aceleração. Nossa proposta de valor vai além do serviço a microempreendedores e oferta de maquininhas. Somos uma empresa de tecnologia cada vez mais sólida e atuante, alcançando quase 15% do total da população brasileira. Nossa gama diversificada de produtos e serviços atendem aos mais diversos públicos, pois nosso propósito é, justamente, facilitar a vida financeira de pessoas e negócios de maneira simples, segura, digital e acessível”, afirma o CEO do PagBank.

O executivo pontua, ainda, que 2023 foi marcado por importantes conquistas do PagBank, como a atribuição do rating brAAA pela S&P Global Ratings, a conclusão da integração da Moip (empresa de pagamentos on-line adquirida em agosto de 2020), o fortalecimento da interface do Internet Banking, a autenticação facial para pagamentos por link e os lançamentos do Tap on Phone no app PagVendas e do Boleto/Cobrança Pix. Nas contas PJ, iniciativas como o domicílio bancário, o permissionamento, o Perfil Aprovador e a Folha de Pagamento também são apontadas por Magnani como determinantes para a performance do banco digital no ano passado.

Atualmente, o PagBank possui a maior rede de aceitação de soluções de pagamentos, com 6,5 milhões de comerciantes e empreendedores ativos. A Companhia mantém o seu foco no equilíbrio financeiro versus número de clientes, principalmente naqueles rentáveis e na expansão de share of wallet (TPV por comerciante) e oferece, como diferenciais competitivos, taxa zero para novos lojistas, pagamento instantâneo 24h por dia / 7 dias por semana na conta PagBank, entrega expressa de máquina e as melhores opções de investimento do mercado, com CDBs que rendem até 130% do CDI.

A carteira de crédito chegou a R$ 2,5 bilhões, estável em relação ao trimestre anterior, com foco em produtos de baixo risco e alto engajamento, como cartão de crédito, crédito consignado e antecipação do saque-aniversário do FGTS. Para Alexandre Magnani, a melhora do ciclo de crédito nos próximos meses abre oportunidades para o PagBank acelerar a concessão de crédito e ampliar a oferta de produtos do banco digital. “Nossos números demonstram que o crescimento e o maior engajamento dos clientes podem ser estimulados através de oferta de crédito com produtos de baixo risco. Isso nos permite ter cautela em momentos mais críticos, como o que o setor passou ao longo de 2023. Contudo, entendemos que a concessão e a ampliação dos produtos de crédito é algo natural e está dentro dos nossos planos”.

Destaques financeiros

O balanço do PagBank também destaca receita líquida – que voltou a crescer ano a ano – de R$ 4,3 bilhões (+10% a/a e +8% t/t) no 4T23, acumulando o montante de R$ 15,9 bilhões ao final de 2023 (+4% a/a). Para Artur Schunck, CFO do PagBank, este desempenho foi motivado pelo forte crescimento da adquirência, liderada por MPMEs, além da aceleração dos volumes processados em grandes contas, com destaque para pagamentos online e automações comerciais, além das receitas de maiores margens em serviços financeiros.

“Na frente das despesas operacionais, gastamos praticamente o mesmo montante de 2022, porém, fizemos muito mais. Priorizamos o crescimento em investimentos orgânicos, com foco em simplificação e integração, lançamentos e melhoria de produtos e a alocação disciplinada de capital.”, explica Schunck.

De acordo com Magnani, para balancear crescimento e rentabilidade ao longo de 2024, a estratégia do PagBank continua baseada em cinco pilares: crescimento rentável em pagamentos, com aumento sustentável de participação no mercado em segmentos-chave para a Companhia; a promoção do engajamento do banco digital para diversificar as fontes de receita e aumentar a receita por cliente; o desenvolvimento do ecossistema que integra pagamentos, serviços financeiros e serviços de valor agregado; segurança 360º, visando diminuir perdas, aumentar a segurança do cliente e promover a eficiência operacional; e a gestão disciplinada de custos e alocação de capital para melhorar o lucro e a geração de fluxo de caixa.

Em 2023, o PagBank também publicou seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, com os principais destaques e ações da Companhia implementadas no ano anterior. A Companhia, que hoje é referência entre bancos digitais e fintechs da América Latina, colocou em prática um plano ambicioso que hoje é refletido nos ratings que medem o estágio de maturidade das empresas em ESG, como o Sustainalytics e o CDP. “Atualmente, nosso estágio de maturidade em diversas frentes de ESG é similar ou superior aos das instituições com décadas de trabalho. Estamos focados na criação de valor para todos os elos da nossa cadeia e da sociedade”, destaca Eric Oliveira, diretor executivo de RI, ESG e Inteligência de Mercado do PagBank.

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