Publicidade
Início Blogueria Como aplicar inteligência artificial no marketing digital

Como aplicar inteligência artificial no marketing digital

0
Publicidade

Na busca por estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas, a integração da inteligência artificial está se destacando como uma ferramenta indispensável para profissionais do setor. O uso da ferramenta libera os profissionais a focarem em tarefas mais estratégicas, como planejamento e criatividade e também viabiliza mais eficiência e redução de custos operacionais.

Com capacidades para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, prever comportamentos do consumidor e personalizar experiências, a ferramenta está transformando a maneira como as marcas abordam suas estratégias de marketing.

Quando falamos do uso da ferramenta em publicidades digitais, a IA é uma extensão da nossa capacidade que ajudará a acelerar muito o operacional e estimulará ainda mais o lado criativo. Temos a verdadeira oportunidade de concentrar isso na parte humana de criar. Usar a inteligência artificial para realizar tarefas repetitivas, possibilita executar mais testes, nos abastece de dados mais claros e libera o nosso tempo para concentrar em questões mais amplas e humanas. É um momento oportuno para ter mais insights e respostas, para liberar mais tempo da equipe e não para substituí-la. O humano se torna um curador do andamento da estratégia e das criações.

Acredito que uma das principais maneiras pelas quais a IA está sendo utilizada no marketing digital é na análise de dados e insights do consumidor, já podem ser usadas há algum tempo para várias frentes de criação de conteúdo como editoriais de rede social e táticas de SEO, a fim de aprimorar estratégias e aumentar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa. Além disso, a experiência do consumidor nos e-commercers está mais integrada com as marcas, por meio de chatbots e assistências virtuais cada vez mais personalizadas.

Quando falamos de automação de marketing, utilizando segmentação, nutrição de leads e análise de dados, as empresas podem direcionar melhor seus esforços, proporcionando experiências mais relevantes e personalizadas aos consumidores. O que está começando a acontecer agora também é uma geração de conteúdo automatizada, de acordo com o histórico de performance do perfil e o objetivo da publicação futura, já teremos a sugestão da postagem e o formato de conteúdo.

Há muito se fala sobre personalização de conteúdo multicanal e estratégias omnichanel, e agora mais do que nunca existe a oportunidade de acelerar os testes de campanhas e o retorno de dados da audiência. Em segundos, podemos criar dezenas de criativos para validar uma tese de comunicação. Se torna um contexto propício para otimizar a de gestão do orçamento, usando a verba de forma mais eficiente e tendo ainda mais clareza do funcionamento e o que pode ser evitado.

No SXSW, evento que estive presente esse mês, durante a palestra com CMOs da Pfizer, e Delta, eles trouxeram que estão estimulando suas equipes a exercitar o uso das ferramentas de IA disponíveis. Os times precisam se acostumar a colocar isso no habitual, e para isso estão estimulando uma parte da carga horária para se dedicarem a essa adaptação. Além disso, uma outra oportunidade que observei é de concentrar não só em ações que buscam trazer resultado, mas potencializar a criatividade em quais conceitos e campanhas podem ser criadas para atingir o posicionamento de marca que buscam alcançar.

Outra aplicação significativa da IA no marketing digital é a segmentação de audiência. Com maior facilidade, as empresas podem prever o comportamento futuro dos clientes e seccionar audiências com maior precisão. Isso permite o desenvolvimento de estratégias proativas para reter clientes, novas oportunidades de vendas, além de aumentar a eficiência das campanhas de marketing e CRM.

Em sua aplicação, devemos buscar um lado humano que a ferramenta ainda não atingiu. Além de aproveitá-la para realizar tarefas operacionais, e liberar o ser humano para focar em trabalhos criativos e planos estratégicos que ela ainda não consegue ter a sensibilidade da realidade como uma pessoa, e então criarmos com empatia, intuição e pensamento crítico, usando histórias e conteúdos que reflitam experiências humanas reais e promovam conexões emocionais, explorando a diversidade e o indivíduo.

Colocando o humano no centro da IA, poderemos avançar com uma tecnologia mais humana, tendo o foco na necessidade das pessoas, nos desejos e experiências delas. Isso significa criar interfaces intuitivas e experiências personalizadas que reverberem emocionalmente.

Daniel Levy,  cofundador e CEO da Road, adquirida pela V3A em 2022, e atualmente é membro do conselho na Roda.io e investidor em 4 startups. Formado em Marketing na PUC-RJ com continuação em Finanças na COPPEAD e cursos de Estratégia e Gestão Empresarial na Harvard Business School e de Private Equity & Venture Capital no Insper.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile