Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Comunicação e gestão de pessoas são pontos principais na segurança digital, avaliam...

Comunicação e gestão de pessoas são pontos principais na segurança digital, avaliam especialistas

0
Publicidade

Nessa última semana do mês de março, ocorreu o Telium Mindset Summit, o evento apresentou as principais temáticas da empresa, seus trabalhos de conectividade, seus projetos sociais e pensando em suas novas inciativas no setor de Cibersegurança, também, debateu algumas questões e desafios segurança digital.

“Ter uma plenária Cyber dentro de um evento é de suma importância nos tempos modernos, especialmente considerando o crescente papel da tecnologia e da cibersegurança em nossas vidas.”, disse Lucimara Gomes, Account Manager Corporate na Telium.

O atual cenário

Rafael Oliveira, System Engineer da Fortinet, apresentou o atual cenário do setor de cibersegurança. O especialista destacou alguns dos recentes golpes realizados por cibercriminosos, principalmente envolvendo a Inteligência Artificial e as mídias sociais.

Oliveira falou sobre o advento positivo da IA e suas diversas aplicações para o bem, contudo, alertou para que as empresas estejam cientes de que a ferramenta também pode ter um uso negativo. “Da mesma forma que vemos estudantes utilizando a ferramenta para auxiliar em trabalhos, vemos o cibercrime usando ela para auxiliar em possíveis ataques”, disse.

Com relação as mídias, Rafael mencionou a sua experiência no varejo, onde próximos as datas específicas ele encontrava um número significativo de domínios fraudulentos, sendo usados para aplicar golpes.

Além disso, o executivo trouxe alguns dados contextualizando a atual situação do Brasil. Segundo dados coletados pelo FortiGuard, em 2022 foram registradas 360 bilhões de tentativas de ameaças, sendo 103 bilhões somente no Brasil, ficando atrás somente do México.

Maturidade

Outro ponto trazido durante o evento foi a maturidade que as empresas possuem com relação a segurança digital, Leandro Marcondes,

“A maturidade em segurança é fundamental para as empresas por várias razões importantes, proteção de ativos, conformidade regulatória, resiliência a ameaças cibernéticas, confiança do cliente e parceiros, redução de custos e riscos, capacidade de inovação segura”, acrescentou Lucimara. “Implementar a cibersegurança na cultura de uma empresa requer um esforço conjunto e contínuo em todos os níveis da organização é preciso estar atento e criar treinamentos para fortalecer o conhecimento”, finalizou.

Cibersegurança e pessoas

Exigir mudanças na cultura de uma empresa pode ser um desafio complicado, Flavio Goes,

Já Walter Calza Neto DPO do Corinthians, comentou a importância de uma comunicação universal dentro das empresas “Cada setor conversa na sua língua, seja o board, o marketing, o TI ou o jurídico. É fundamental para a implementação de medidas de segurança que a comunicação por parte dos times de SI seja clara, para que as demais equipes dentro da empresa posam entender quais medidas devem tomar.”, disse.

Paulo Baldin, CISO/DPO no Stark Bank, avalia a conscientização em segurança como algo primordial, nessa linha, o executivo compartilhou seus primeiros passos como CISO da Fintech (que somente em 2023 transacionou R$ 155 bilhões), que foram trazer para dentro da empresa um programa de aprendizado sobre segurança digital no ambiente pessoal. “Todo movimento que realizei foi levado para a vida pessoal dos times, para facilitar todo o processo de implementação dentro da empresa”, explicou.

Desse modo, Ronaldo Andrade, CISO na Horiens e especialista análise de riscos e mitigação em ambientes críticos, falou a respeito das aberturas referentes aos roubos de credenciais, que muitas vezes podem estar expostas dentro das mídias sociais de executivos e membros da equipe. Andrade compartilhou a preocupação com a facilidade dos dados serem roubados e comercializados dentro da Dark Web, trazendo as vulnerabilidades pessoais para o meio profissional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile