Publicidade
Início Blogueria Investimentos por NFT: quais os riscos e benefícios para as empresas?

Investimentos por NFT: quais os riscos e benefícios para as empresas?

0
Publicidade

A transformação digital no mundo corporativo foi imensamente favorecida pela pandemia. No mercado financeiro, sua descentralização pelo surgimento de novas fontes de investimentos foi fortemente catalisada – representando um novo cenário que, por mais incertezas e riscos que traga, também abre portas para novas propostas completamente promissoras para o destaque organizacional. Dentre tantas opções despontando, os investimentos por NFT estão, certamente, atraindo o olhar de grandes players do mercado.

A busca por investidores sempre foi uma ação estratégica para os negócios. Com a globalização dos mercados, três ações se popularizaram nessa tarefa: por empréstimos de títulos – como bolsas e notas promissórias comerciais; títulos de dívidas, a qual abrange a capitalização direta pela aquisição de ações da companhia e; aqueles com menor participação ativa, mas maiores privilégios como, por exemplo, direito a veto em decisões internas.

Muitas delas, até hoje, são fortemente presentes e valorizadas por inúmeros empreendedores. Contudo, com o advento e popularização do mercado de criptoativos, alternativas de investimentos vêm atraindo os olhares do mercado – principalmente, com novos caminhos abertos pelo NFT (non-fungible token).

Diferentemente das moedas eletrônicas, os tokens não fungíveis despontaram em nível global ao possibilitarem a aquisição da autenticação de um arquivo digital. Seu uso, ao menos no início, era estritamente ligado à obtenção de um item exclusivo – impossíveis de serem substituídos por outros da mesma espécie. Em 2021, este mercado movimentou cerca de US$ 25 bilhões, segundo relatório do DappRadar. Em 2020, o total registrado foi de apenas US$ 94,9 milhões.

No mercado de investimentos, tais ativos são caracterizados, especialmente, pela ausência de valor relacional e, ainda, capacidade de negociação. Para tal, muito tem-se visto casos de companhias que, ao desejarem adentrar este modelo, criam um núcleo de receita não relacionado ao seu objeto social – desenvolvendo, a partir disso, tokens que possam ser postos à venda, na possibilidade de conversão direta para seu fluxo de caixa. Nas outras opções de investimentos, o amonte adquirido é direcionado ao lucro da organização e, não em seu capital social.

As vantagens do NFT para a capitalização das companhias são enormes – permitindo, principalmente, investimentos transacionais em tempo ágil e alto volume. Porém, grandes desafios cercam essa opção. Em termos tributários, estes tokens são ausentes de quaisquer tributações comumente aplicadas no mercado de investidores – fato que, mesmo benéfico em uma primeira análise, pode ocasionar em uma emissão correlacional em massa e elevados riscos de inflação por um meio fora do convencional financeiro.

Sua falta de identificação direta, traz ainda uma maior insegurança jurídica ao mercado – característica que, aliada a seu caráter regulatório independente do Banco Central, eleva a circulação de uma moeda sem valor e extremamente suscetível a riscos de desequilíbrio econômico. Isso, sem falar das aberturas para fraudes e crimes derivados pela ausência de controle sobre sua administração.

Qualquer relação comercial envolta aos criptoativos impacta a segurança jurídica no meio, especialmente no caso das NFTs, nas quais a amplitude de cadeias de blockchain para rastreio e recebimento de informações abre portas para maiores probabilidades de perda de controle e, consequentemente, riscos de vazamentos e perdas de dados.

Os perigos são inegáveis, assim como suas vantagens quando aplicadas corretamente. Portanto, é indispensável que tais operações baseadas no NFT demandem de uma regulamentação adequada, impedindo a disseminação de mercados marginais ao conceito regulatório. Apenas assim, tais movimentações terão a devida legitimidade e força para que prosperem e atraiam cada vez mais investidores.

Thais Cordero, advogada e líder da área societária do escritório Marcos Martins Advogados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile