Publicidade
Início Notícias Gestão Varejo deve investir na personalização para ter sucesso nas vendas, diz consultor

Varejo deve investir na personalização para ter sucesso nas vendas, diz consultor

0
Publicidade

A personalização no relacionamento com os clientes é fundamental para o futuro do varejo, onde a inteligência artificial e big data devem ser as ferramentas para fidelizar o consumidor, garantido sua lealdade as marcas e estabelecimentos comerciais. Essa é a opinião de Pedro Ribeiro, head da Retail Consult para América Latina, acrescentando que a implementação dessa estratégia necessita planejamento por parte dos varejistas.  

Segundo ele, a experiencia do cliente deve acontecer em todos os canais, mas a loja física deve fazer parte dessa equação, pois a tecnologia não substitui essa interação.

A Retail Consult fundada em 20111 em Portugal, tem operações na Alemanha e Estados Unidos, e desde de 2013 no Brasil. Globalmente tem cerca de 300 colaboradores, sendo 50 no Brasil, e  já se expandiu para México e Chile. Atende clientes globais e grande grupos nacionais, como Renner e Makro, dando consultoria em sistemas, como o Oracle Retail.

Falando sobre o futuro do varejo, Ribeiro diz que o mercado deve dar atenção, em primeiro lugar, em implantar a omnicanalidade com foco em proporcionar para a melhor customer experience. Também deve investir em inovação em áreas como meios de pagamentos; IA, lojas self service, tipo Amazon GO, voice consumer, entre outras.

“Essa experiencia, exige também uma volta às raízes, onde a proximidade física das lojas vai proporcionar melhor conveniência”, explica.

Para o consultor, o mercado brasileiro tem suas peculiaridades, como a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 29, onde a promoções antecipam as vendas de fim de ano, mudando a sazonalidade normal do varejo. “No EUA a liquidação do feriado de   thanksgiven nesta quinta-feira,28, por exemplo, é uma forma do varejo liquidar e renovar o estoque para as vendas de fim de ano”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile