Publicidade
Início Comunicações Mobile Apple e Samsung empatam na liderança do mercado de smartphones no 4º...

Apple e Samsung empatam na liderança do mercado de smartphones no 4º trimestre

0
Publicidade

O sucesso do iPhone 6 e 6 Plus no quarto trimestre fez com que a Apple, pela primeira vez, alcançasse a liderança no mercado mundial de smartphones, ainda que empatada com a Samsung. De acordo com estimativa feita pela Strategy Analytics, as duas companhias abasteceram o varejo mundial com 74,5 milhões de unidades de smartphones entre outubro e dezembro do ano passado, o que conferiu a cada uma 19,6% de market share.

Trata-se de uma estimativa porque a Samsung não divulgou o número exato de smartphones distribuídos no período – por conta disso, outras consultorias acreditam que a Apple teria até mesmo ultrapassado a Samsung no quarto trimestre. O terceiro lugar ficou com Lenovo-Motorola, que vendeu 24,7 milhões de smartphones (6,7% de participação) e o quarto, com a Huawei (24,1 milhões, ou 6,3%). Todos os outros fabricantes juntos responderam 182,3 milhões de unidades no período, ou 48% de share.

O cenário não é positivo para a Samsung. No quarto trimestre de 2013, a sul-coreana tinha 29,6% de participação desse mercado e figurava como líder absoluta. Em um intervalo de um ano perdeu 10 pontos percentuais. A Apple, por sua vez, nem cresceu tanto assim: ganhou apenas dois pontos percentuais. A Samsung está perdendo espaço para a Apple no high end e para outros fabricantes Android nos segmentos de gama média e baixa.

No caso específico da Apple, cabe lembrar que o quarto trimestre é sempre marcado pelo lançamento de seu novo iPhone, sendo o seu melhor período do ano.

2014

Considerando todo o ano de 2014, o varejo mundial foi abastecido por 1,284 bilhão de smartphones, o que representa um crescimento de 30% em comparação com o ano anterior, quando foram computadas 990 milhões de unidades desse produto.

No período, a liderança ficou com a Samsung: 317,2 milhões de smartphones distribuídos, ou 24,7% de share. Em 2013 ela detivera 32,3% de participação. A Apple manteve o segundo lugar, com 192,7 milhões e uma leve queda de share, de 15,5% para 15%. Lenovo-Motorola subiu de 6,3% para 7,2%. E Huawei, de 5,1% para 5,8%. O restante dos fabricantes somados deu um salto de 40,8% para 47,3% de participação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile