Publicidade
Início ESG TIM firma parceria com a GOL para compensar as emissões de GEE...

TIM firma parceria com a GOL para compensar as emissões de GEE de suas viagens corporativas

0
Publicidade

Protagonista da agenda ESG no setor de telecomunicações, a TIM firmou uma parceria com a GOL Linhas Aéreas para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em viagens de trabalho realizadas por sua equipe. A iniciativa já foi colocada em prática com a compensação de 232 toneladas de CO² emitidas em mais de 3,5 mil voos durante seis meses. O montante equivale a quase 93 mil litros de querosene de aviação.

A ação é viabilizada pela Moss – climatech brasileira desenvolvedora de projetos de originação de créditos de carbono – e adota o mesmo sistema oferecido pela GOL para clientes pessoas físicas. A compensação das emissões é feita utilizando créditos de carbono de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) que buscam a conservação da floresta Amazônica e sua biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Bruno Gentil, VP de Recursos Corporativos da TIM, ressalta que a companhia está atenta ao seu papel na construção de um futuro de baixo carbono: “nossa tecnologia pode contribuir para a redução das emissões globais, com soluções como plataformas de videoconferência, por exemplo. Mas sabemos que alguns deslocamentos são indispensáveis. Foi pensando nisso que nos juntamos a GOL no projeto, que está em linha com nosso compromisso com as melhores práticas ambientais e ratifica todos os reconhecimentos que a empresa vem recebendo pela sua sólida agenda ESG”, explica.

Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da GOL, destaca que a companhia aérea foi a primeira na América Latina a oferecer aos seus clientes a oportunidade de compensarem voluntariamente a pegada de carbono de suas viagens e, desde então, vem legitimando uma série de outras ações a favor da preservação do espaço aéreo e do meio ambiente. “Esta parceria com a TIM e a Moss é uma iniciativa providencial que contribui para a conscientização sobre a urgência da aviação sustentável no país, incluindo os deslocamentos corporativos. Que esta parceria seja uma motivação para o engajamento de outras empresas brasileiras em prol do meio ambiente”, complementa o executivo.

A iniciativa se soma aos demais projetos e ações da TIM para mitigação de emissões de gases de efeito estufa. A operadora adaptou suas operações, com redução no consumo de papel e combustível, adotou o uso de energia limpa e renovável para suas unidades e estabeleceu diferentes parcerias para compensação das emissões de GEE, com o intuito de combater as mudanças climáticas, apoiar a proteção de espécies ameaçadas e aumentar a resiliência dos ecossistemas.

O atual Plano ESG da companhia estabelece metas de redução de emissões para diferentes escopos. Para os escopos 1 e 2, relacionados, por exemplo, a queima de combustíveis de geradores, automóveis, sistemas de refrigeração aquisição de energia elétrica, a meta é ser uma empresa carbono neutro até 2030. Neste caso, até 2022, a empresa já atingiu uma redução de 84% em relação a 2019. Para o escopo 3, de emissões indiretas na cadeia de valor, como consumo de combustível em viagens a trabalho, a meta é reduzir as emissões em 47% até 2030 nas Categorias de Compras de Produtos e Serviços, Bens de Capital e Uso de Produtos Vendidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile