Publicidade
Início ESG Americanas S.A. anuncia ampliação da atuação em favelas e meta de formar...

Americanas S.A. anuncia ampliação da atuação em favelas e meta de formar mais de 5 mil mulheres em tecnologia até 2023

0
Publicidade

A Americanas S.A. divulgou o Relatório Anual 2021 — o primeiro após a combinação das operações de Lojas Americanas e B2W Digital. Além de trazer os resultados das diferentes frentes da companhia e da estratégia ESG (do inglês ambiental, social e de governança), o documento torna públicas as metas socioambientais da Americanas S.A.. Em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dos quais a Americanas S.A. prioriza cinco, a companhia avança para neutralizar emissões de carbono até 2025, além de definir metas sociais ousadas como a de ampliar a iniciativa Americanas na Favela para 50 comunidades e formar mais de 5 mil mulheres em competências relacionadas à tecnologia até 2023. 

O relatório anual é reflexo do compromisso sólido da Americanas S.A. com a transparência e com as boas práticas de governança corporativa. Os avanços expostos na edição 2021 evidenciam o resultado de mais de 15 anos de trabalho em ESG e dos esforços para somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas.  

Entre os destaques do pilar social da estratégia ESG da companhia no ano anterior estão o ingresso no Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), coalizão de empresas e instituições que tem como um de seus objetivos criar 10 mil posições para negros em cargos de liderança até 2030, e a contratação de mais de 7 mil jovens em situação de vulnerabilidade pelo Um Milhão de Oportunidade (1MiO) — iniciativa liderada pelo UNICEF que tem como meta gerar um milhão de oportunidades de acesso à educação de qualidade, inclusão digital, formação profissional e vagas de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade. 

Ainda na frente de inclusão, a Americanas S.A. pretende formar mais de 5 mil mulheres em tecnologia, com a criação de um programa que fomenta a educação em tecnologia em diferentes regiões do País; e alcançar 50 comunidades por meio da Americanas na Favela — hoje, a companhia está presente em 7 favelas no Rio de Janeiro e em São Paulo, que além de aprimorar a experiência de milhares de moradores, gera empego e capacitação nas comunidades onde atua.  

No pilar ambiental, a companhia destaca o lançamento de um plano de descarbonização, que inclui metas para mitigar seus impactos ambientais e neutralizar suas emissões até 2025, como o fortalecimento de uma frota logística multimodal e ecoeficiente, redução da geração de resíduos sólidos e uso de energia limpa nas lojas físicas. Em linha com o esse plano, a Americanas S.A. assinou, em março deste ano, o Compromisso Business Ambition for 1.5°, com o objetivo de desenvolver uma meta de redução das emissões com base na ciência (SBT) e alcançar o Net Zero.  

Como consequência destas ações em linha com a Agenda 2030 da ONU, a companhia tem alcançado importantes conquistas, como o reconhecimento entre as 10 varejistas líderes em sustentabilidade no mundo, de acordo com o The Sustainability Yearbook 2022, e a inclusão, pelo oitavo ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.  

Futuro e compromissos assumidos 

A Americanas traçou metas alinhadas com os cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos como prioritários dentro da estratégia ESG da companhia: ODS 4, para promoção da educação de qualidade; ODS 5, de igualdade de gênero; ODS 8, que prevê o trabalho digno e crescimento econômico; ODS 10, para redução das desigualdades; e, por fim, o ODS 13, que engloba iniciativas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Entre as metas, estão:  

ODS 4 – Educação de qualidade: 

  • Atingir a meta de 100 mil jovens em situação de vulnerabilidade social capacitados pelos programas de formação da companhia até 2023, prevista no plano iniciado em 2014; 
  • Capacitar 500 mil jovens em vulnerabilidade até 2025. 

ODS 5 — igualdade de gênero: 

  • Formar, até 2023, cinco mil mulheres em funções ligadas à tecnologia; 
  • Ter 50% de mulheres em cargos de liderança na área de tecnologia até 2030. 

ODS 8 – trabalho digno e crescimento econômico: 

  • Atingir 100 ONGs, instituições e/ou empreendedores sociais e capacitá-los até o próximo ano (2023); 
  • Gerar renda para mais de 2.500 pessoas com a expansão da iniciativa de entregas e inclusão Americanas na Favelas. 

ODS 10 — redução das desigualdades (ODS 10): 

  • Ampliar a Americanas na Favela para 50 favelas em 2023; 
  • Lançar um programa para ampliar a inclusão de negros na liderança até 2023; 

ODS 13 — Mitigar os efeitos das mudanças climáticas: 

  • Ter, até 2023, 20 mil produtos certificados pelo programa Americanas + Clima, que auxilia os clientes na identificação de produtos que ajudam no combate às mudanças climáticas; 
  • Tornar a companhia carbono neutro até 2025; 
  • Atingir 100% da operação de loja abastecida com energia renovável até 2030 (hoje em 37%); 
  • Aumentar o uso de embalagens recicláveis para reduzir os resíduos sólidos em 30% até 2030.  

O Relatório Anual 2021 da Americanas S.A., divulgado na última quinta-feira (23/06), é produzido de acordo com as melhores práticas internacionais de monitoramento e reporte da sustentabilidade corporativa, tem auditoria independente (há 5 anos consecutivos) e segue os padrões do Global Report Initiative (GRI), do Sustainability Accounting Standards Board(SASB) e do Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), frameworks que garantem a confiabilidade e clareza das informações prestadas. 

ESG FORUM  

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/ 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile