Publicidade
Início Blogueria A revolução da nuvem

A revolução da nuvem

0
Publicidade

Há 25 anos, uma fita original VHS custava muito caro, quase tanto quanto um disco Blue Ray hoje em dia, e a melhor opção para quem queria ver um filme em casa no fim de semana era alugar uma ou duas fitas na locadora da esquina. Com o tempo, as locadoras se adaptaram ao surgimento do DVD, substituindo o acervo e, mais tarde, competindo com a comercialização indiscriminada de DVDs piratas.
Hoje, é cada vez mais raro encontrar lojas de aluguel de filmes já que, confortavelmente sem sair de casa através do controle remoto, é possível alugar uma grande variedade de títulos a um preço acessível e em alta definição. Para o desespero dos colecionadores, agora, ao invés de ir à loja e comprar um produto físico – CDs, DVDs, caixa de software para instalação – os consumidores podem simplesmente confirmar o pagamento e assistir o conteúdo por streaming.
A chamada computação em nuvem se faz cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e, silenciosamente, revoluciona. A começar pelo seu dinheiro. Fisicamente, você sabe onde ele se encontra? Não, mas os bancos oferecem grande parte dos seus serviços virtualmente com a mesma segurança oferecida por uma agência física.
A nuvem, discutida amplamente no setor e em veículos especializados de tecnologia, é um novo modelo de consumo e entrega de TI, inspirado em serviços de internet como Google e Facebook. Ela não requer profundos conhecimentos técnicos por parte dos usuários e o acesso pode ser feito a partir de qualquer dispositivo (desktop, thin client, notebook, netbook, tablet ou smartphone), em qualquer lugar, independente da plataforma (Windows, iOs, Android e Linux).
Com a necessidade de reduzir os custos associados ao desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, as organizações optaram por adotar a arquitetura de computação em nuvem – baseada na Internet, na qual os recursos partilhados, o software e a informação são disponibilizados aos computadores pessoais a pedido, como se fossem serviços públicos. Atualmente são quatro os modelos de serviços que começam a ser disponibilizados no mercado mundial: Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS), Software as a Service (SaaS) e Business Process as a Service (BpaaS), que podem ser implantados no modelo privado, público ou híbrido.
Ao utilizar um software fornecido via SaaS, por exemplo, prestadores de serviço e clientes são capazes de tirar vantagem da automação de forma rápida, a custos mais previsíveis, alcançando um rápido retorno sobre investimento. Novos projetos, inviáveis quando o custo de investimento é impeditivo, podem ser criados quando TI passa a ser vista como utility, como despesa operacional.
O gerenciamento é terceirizado, a infraestrutura é dedicada e o sistema bem melhor. O conceito de grandes investimentos em um sistema passa a ser substituído pelo pagamento de pequenos valores mensais, sempre mais interessante do ponto de vista orçamentário.
Além disso, o software instalado vem com custos iniciais significativos e complicações relacionadas com a instalação e o suporte de uma aplicação. O modelo de software como serviço é baseado em “one to many”, um sistema multimodelo de entrega em que o aplicativo é compartilhado entre os clientes.
A premissa fundamental deste modelo é que o provedor SaaS investe em tecnologia, hardware e serviços de apoio permanente, ao invés do cliente. Para o gestor de TI, são dois os argumentos que mais importam: diminuição do custo de propriedade e tempo menor gasto no gerenciamento completo de todo o parque de máquinas e helpdesk. As soluções de acesso remoto colaboram com a redução dos custos e permitem que pequenas e médias empresas tenham acesso a boas ferramentas de TI, sem que façam grandes investimentos em hardware e infraestrutura.
Sistemas centralizados, escaláveis, acessíveis e cem por cento disponíveis serão itens obrigatórios para qualquer empresa. Assim, não é de estranhar que, segundo estudo realizado pela IBM, 16% das companhias já processam aplicações em cloud e 35% pretendem adotar esse modelo até 2015 para ganhar mais eficiência e reduzir custos.

José Rubens Tocci atua no mercado de tecnologia da informação há mais de 30 anos. Foi presidente da Borland Latin América e hoje comanda a Engine.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile