O portal do eSocial, projeto do SPED Social do governo federal que tem como objetivo principal unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados, liberou nesta sexta-feira, 29, o layout que as empresas devem utilizar ao enviarem as informações para qualificação cadastral dos trabalhadores, uma das etapas de preparação o sistema que entra em vigor em 2014.
Em vez de utilizar a consulta online, em que manualmente podem ser informados apenas dez trabalhadores por vez, os empregadores irão usar um aplicativo para realizar a validação do CPF e do NIS (Número de Identificação Social: PIS/Pasep e NIT) em lote de grandes volumes. O objetivo da qualificação cadastral é identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o cadastro do CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.
Para tanto, deverão ser informados CPF, NIS, nome e data de nascimento do trabalhador. A novidade nesta liberação é que o nome do trabalhador passou a fazer parte das informações que devem ser fornecidas para qualificação e que serão validadas nas bases do CPF e do CNIS.
Após a verificação cadastral nas bases de dados do CPF e do CNIS, o aplicativo retornará o resultado sobre a validação de cada campo informado com os dados constantes das bases CPF e CNIS, informando quais os campos estão com divergências. Caso haja contraposição nos dados informados, o aplicativo apresentará as orientações para que se proceda a correção. Se o problema for relativo ao CPF, o direcionamento será para os conveniados da Receita Federal (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) e, caso seja relativo ao NIS, o usuário será orientando a se dirigir ao responsável pelo cadastro do NIS (INSS, Caixa ou Banco do Brasil).
“Este anúncio é um preparativo para o eSocial e a principal novidade em relação à versão online que já estava disponível é que agora o nome do trabalhador faz parte das informações que serão verificadas. A qualificação do cadastro dos trabalhadores é um dos pontos críticos que as empresas devem observar dentro de seus projetos para atender ao eSocial. A correção das informações envolve a participação dos trabalhadores”, comenta Marli Vitória Ruaro, coordenadora de projetos da Sispro, fornecedora de sistema de gestão empresarial e gestão fiscal.
Alguém conseguiu utilizar o serviço? Tentei consultar alguns trabalhadores e só deu erro (Erro geral do sistema. Contate o suporte técnico. Código do erro: [MzM0MTMxMzMxMjZ2MTMxcDA2MS5wcmV2bmV0])
Boa tarde Clarice.
Na quarta passada consegui realizar meu cadastro no portal, e durante a quinta-feira toda consegui realizar a pesquisa da situação cadastral do empregado, porém na sexta (13/11), o site começou a travar e começou a aparecer esta mensagem também.
Estou no aguardo para que seja solucionado a questão, pois mesmo que eles liberem a opção de envio de arquivo, até pedir para o empregado ir na Caixa regularizar sua situação, será caótico.
Elder Carlos
Também não estou conseguindo efetuar as consultas. Esta dando o mesmo erro.
Também não estou conseguindo utilizar o serviço, esta ocorrendo o mesmo erro, e não consigo encontrar solução nenhuma para o problema.
Também não estou conseguindo da o mesmo erro
Tbém não consegui ERRO:Erro geral do sistema. Contate o suporte técnico. Código do erro: [MzUwMTMxNDIxMzJ2MTMxcDA2MS5wcmV2bmV0]
Também nao estou conseguindo, da o mesmo erro.
Alguém tem alguma solução.
Também não estou conseguindo efetuar as consultas, dá uma tela com uma mensagem de erro.
Nao estou conseguindo me qualificar, a mensagem de erro diz que os 4 caracteres de validação que digitei nao correspondem ao disponibilizado.
Alguém sabe informar como enviar o arquivo gerado pelo lay out liberado pelo governo ?
Preparei o arquivo e não sei como enviar para fazer a validação do CPF e NIS dos empregados.
Vamos aguardar a DATAPREV disponibilizar o aplicativo para envio do arquivo. Até a presente data, não colocaram no ar.
Até consegui qualificar os dados, mas infelizmente após todo serviço fui refazer de um funcionário onde havia divergência não há mais…
Não entendi!!! Nem o aplicativo sabe o que diz.
O Governo deve liberar o web service para as consultas de qualificação, por enquanto só temos o site, onde é possível informar até 10 trabalhadores em cada consulta. Temos uma aplicação que faz estas consultas e devolve em uma planilha agrupada com todas as informações retornadas pelo site. Não temos encontrado problema no acesso.
Nem isso tem mais pois eu não consegui acessar mais
Fiz a validação de alguns funcionários e apresentou erro, solicitei aos funcionários a correção junto a caixa federal conforme a orientação da validação, esperei alguns dias e validei novamente, porém o erro persiste, alguém já teve esta situação?
O aplicativo referente a Qualificação Cadastral deverá estar disponível no site oficial do eSocial em 28.03.2014.
Eu consegui consultar o aplicativo em 2 dias mas depois começou só da a mensagem de erro, em outra tela vi que dia 28/03 já estaria liberado o aplicativo para novas consultas, mas ainda não estou conseguindo consultar.
Lucimara,
respondendo sua observação (um tanto quanto atrasado, rsrsrs…). O Governo liberou novamente a qualificação agora em 2015, mas independente disto temos uma solução que consulta nas bases da Dataprev com resultados até mais detalhados.
Qualquer dúvida me contate pelo e-mail paulo@simconsultas.com.br