Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Google seleciona projetos brasileiros para pesquisa sobre uso responsável de IA

Google seleciona projetos brasileiros para pesquisa sobre uso responsável de IA

0
Publicidade

O Google org vai investir R$ 1,5 milhão (USD 300 mil) em dois projetos brasileiros focados em pesquisas sobre o uso responsável da Inteligência Artificial (IA). O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Organização Não-Governamental VoteLGBT são as primeiras instituições brasileiras selecionadas para receber recursos do Digital Futures Fund, um fundo global de R$ 100 milhões (USD 20 milhões) criado pelo Google org em setembro de 2023. O objetivo da iniciativa é reunir diversas vozes ao redor de esforços científicos para compreender melhor as oportunidades e os desafios envolvidos no uso de soluções com inteligência artificial (IA).

Os projetos terão como foco o uso responsável da inteligência artificial no Brasil. O trabalho a ser desenvolvido na PUC-SP, por exemplo, sob a liderança da professora e pesquisadora Dora Kaufman, analisará como as tecnologias com IA estão sendo concebidas e utilizadas pelas empresas brasileiras, observando as regras e estruturas de governança e gestão de riscos adotadas pelo mercado. A pesquisadora também buscará entender as diretrizes éticas, regulatórias e as melhores práticas.

Entre os resultados, será produzido um relatório detalhado, que incluirá um mapa de aplicações construídas com IA para o aumento de eficiência, elencando modelos para melhoria de processos – o que também pode ser importante para o setor público – e para facilitar o acesso a novos mercados. O documento incluirá recomendações de boas práticas para a implementação desses produtos. Além disso, as autoridades públicas ainda receberão um material específico com sugestões para a discussão de políticas públicas de Governança e Gestão de Riscos de IA, baseado nas observações da investigação científica.

Já o VoteLGBT, com uma equipe conduzida pelos pesquisadora Evorah Cardoso – investigará como a IA pode colaborar com as autoridades para identificar e responsabilizar agressores em casos de violência contra a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil, além de ajudar na criação de políticas públicas para o combate à homofobia. Como resultado, o projeto ajudará a mapear tecnologias que identifiquem padrões de agressão, simplificando a averiguação criminal e facilitando o debate político sobre projetos de lei para combater esse tipo de violência.

Outros objetivos da iniciativa da VoteLGBT envolvem o uso de IA para mitigar ataques a lideranças do movimento LGBTQIAP+, o aumento da segurança contra minorias políticas e a capacitação de comunidades sub representadas para participação em processos eleitorais.

Responsabilidade

O Fundo faz parte do Digital Futures Project, criado pelo Google org para estimular pesquisadores e iniciativas globais criadas com o objetivo de compreender as oportunidades e desafios da IA. O fundo faz parte da abordagem ousada e responsável do Google, uma empresa pioneira em inteligência artificial desde 2016.

Além das resoluções que cada iniciativa se propôs a entregar ao longo do processo de pesquisa, o Google org também sugere que os projetos selecionados pelo Digital Futures Project analisem três aspectos fundamentais sobre o impacto da IA, que incluem:

Como a IA impactará a segurança global e como poderá ser usada para aumentar a segurança de instituições e empresas?

Qual será o impacto da IA no trabalho e na economia e o que podemos fazer hoje para apoiar a transição da força de trabalho para um futuro baseado em AI? Como podem os governos utilizar a IA para aumentar a produtividade e o crescimento econômico?
Que tipos de estruturas de governança e esforços intersetoriais podem promover a inovação responsável em IA?

Entre as iniciativas já apoiadas pelo Digital Futures Project estão o Aspen Institute, o Brookings Institution, Carnegie Endowment for International Peace, o Center for a New American Security, o Center for Strategic and International Studies, o Institute for Security and Technology, o Leadership Conference Education Fund, o MIT Work of the Future, o R Street Institute e a SeedAI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile