Publicidade
Início Notícias Ebay adota medidas para inibir fraudes na venda de produtos

Ebay adota medidas para inibir fraudes na venda de produtos

0
Publicidade

O site de leilões Ebay anunciou que vai adotar medidas mais severas com o propósito de ? senão acabar ? ao menos reduzir o número de ofertas não confiáveis e inibir a ação de vendedores que praticam fraudes. Um dos objetivos com as novas providências é fazer com que o site tenha mais credibilidade para reativar o seu crescimento, que registrou forte desaceleração nos últimos tempos.

As mudanças são parte de uma ampla revisão que vem sendo realizada por John Donahoe, que assumiu como diretor executivo da empresa no fim de março do ano passado. Mas executivos da própria Ebay estão prevendo uma onda insatisfação entre alguns usuários quando as alterações entrem em vigor. Alguns vendedores irão se tornar invisíveis, bem como suas ofertas estarão posicionadas na parte inferior dos resultados de pesquisa quando os usuários estiverem procurando coisas para comprar, segundo informou o executivo ao jornal britânico Financial Times.

Donahoe reconheceu que as medidas irão causar alguma insatisfação no mercado, já que o Ebay é considerado como um dos mais eficazes entre os internautas. Mas ele disse que as mudanças foram necessárias para trazer os compradores de volta.

No ano passado, o Ebay remodelou seu sistema de classificação com a atribuição de estrelas às ofertas, um das primeiras e mais bem-sucedidas tentativas de aproveitar os comentários dos usuários para tentar eliminar os vendedores não confiáveis. Agora, a classificação terá informações mais detalhadas sobre os critérios.

No futuro, as ofertas, cujas avaliações estiveram abaixo de 4,2 numa escala de cinco pontos, vão para a parte inferior das pesquisas. As ofertas mais fracas também serão obrigadas a usar um sistema de pagamento garantido, como o PayPal, serviço usado para transferências financeiras ou o pagamento de bens adquiridos.

A Ebay também adotou um outro índice, batizado de "power sellers", na tentativa de atrair de volta os usuários mais ativos que durante muito tempo foram a principal fonte de receita do site, mas que foram deserdando em um número cada vez maior para sites como o Amazon.com.

No futuro, os power sellers receberão uma taxa de desconto de até 15% quando a satisfação do comprador atingir determinado nível, e suas ofertas passarão a aparecer na parte superior dos resultados de pesquisa.

A Ebay também disse que iria cortar as taxas cobradas que os usuários das listas de mercadorias, numa tentativa de trazer mais ofertas de produtos de volta. Além disso, para evitar que o mercado seja inundado com produtos de baixo valor ? algo que aconteceu quando o site alterou a sua taxa estrutura há dois anos ?, a empresa disse que iria utilizar o seu mecanismo de buscas para garantir que apenas os produtos mais relevantes sejam apresentados aos compradores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile