A publicidade em jogos de passatempo para donwloads cresceu mais de 120% no ano passado e deve movimentar R$ 5,5 bilhões até 2011. Os dados se de uma pesquisa recente divulgada pela Real Networks, fabricante desses jogos e que atua no Brasil por meio das subsidiárias Atrativa.
No Brasil, com uma média de 15 anunciantes por mês, entre eles, a Coca-Cola, Unilever, L?Oréal, Ambev, Fiat, Claro, Intel, IBM e General Motors, a Atrativa aumentou a receita gerada pela propaganda em 2007 em 300%, o que equivale a 35% do faturamento obtido pela companhia. Segundo o diretor comercial, Fernando Tassinari, a perspectiva para este ano é de que esse mercado cresça acima de 150%.
Um dos fatores de sucesso da publicidade em jogos, segundo a empresa, é que a marca atinge o consumidor em um momento de completo relaxamento e lazer, quando geralmente se encontra mais receptivo à propaganda. ?Além disso, há várias maneiras de veicular propaganda. Uma das formas de inserir a marca no game é apresentá-la enquanto os jogos são baixados no computador?, explica Tassinari.
Segundo o executivo, estima-se que cada usuário joga entre 15 minutos até cinco horas por mês. ?Ou seja, tempo suficiente para gravar a marca. Os jogos de passatempo são exercícios mentais saudáveis, fáceis de aprender e não-violentos?, sustenta ele.