Os resultados financeios do quarto trimestre e do consolidado de 2007 divulgados pelo Yahoo não trouxeram nenhuma surpresa. Ou seja, eles apenas confirmam o mau momento que atravessa a empresa, e que deu margem inclusive para o surgimento de rumores na semana passada de que iria demitir boa parte dos funcionários ? medida que agora se concretiza.
Com uma queda de 23,4% em seu lucro no último trimestre do ano, que totalizou US$ 205,7 milhões, o Yahoo anunciou que pretende demitir mil dos seus 14,3 mil funcionários.
A despeito das receitas com publicidade online e operação de sites terem crescido tanto no trimestre quanto no ano, o lucro líquido consolidado no exercício de 2007 registrou uma queda de 12,1%, passando de US$ 751 milhões, em 2006, para US$ 660 milhões.
No trimestre, a receita com publicidade, por exemplo, foi de US$ 1,59 milhão, o que representou um incremento de 7% em relação ao US$ 1,49 milhão registrado no mesmo período de 2006. O mesmo ocorreu com a receita com serviços de marketing de sites próprios e que opera, que totalizou US$ 1,03 milhão, 21% acima dos US$ 853 milhões obtidos um ano antes. A única exceção foi a receita com publicidade de sites afiliados, que caiu 13%, de US$ 637 milhões para US$ 555 milhões.
Tendência semelhante foi verificada em todo o ano, cuja receita com publicidade foi de US$ 6 milhões, o que representou um incremento de 8% em relação ao US$ 5,6 milhões registrados no mesmo período de 2006. Já a receita com serviços de marketing de sites próprios e que opera, que totalizou US$ 3,67 milhões, 20% acima dos US$ 3 milhões obtidos um ano antes. Do mesmo modo como ocorreu no trimestre, a exceção no ano foi a receita com publicidade de sites afiliados, que caiu 5%, de US$ 2,55 milhões em 2006 para US$ 2,41 milhões.
Uma das razões principais para o declínio é que o Yahoo não tem conseguido fazer frente ao rival Google no mercado de publicidade online e enfrentando a concorrência feroz de redes sociais como o MySpace e Facebook, o que tem corroído suas margens de lucro.