Publicidade
Início Notícias Gestão IA generativa indica futuro phyigital para os negócios

IA generativa indica futuro phyigital para os negócios

0
Publicidade

De acordo com um novo estudo da Accenture, a IA generativa e outras tecnologias em rápida evolução indicam um novo futuro para os negócios. De acordo com o levantamento, os mundos físico e digital estarão cada vez mais integrados.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade“, analisa as tendências tecnológicas por trás da convergência do físico e do digital à medida que as empresas buscam acelerar a reinvenção corporativa no curto prazo.

“A próxima década será definida por três megatendências no mundo da tecnologia – a nuvem, o metaverso e a IA – que, juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital”, explica Paul Daugherty, diretor executivo para Accenture Technology. “A IA generativa terá um impacto abrangente e isso exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e personalização de modelos para atender as necessidades únicas de cada empresa. Por isso, os líderes que querem se beneficiar de todo o seu potencial precisam agir agora”.

A ascensão meteórica do ChatGPT chamou a atenção do mundo para o poder da IA generativa em aumentar a capacidade humana. A Accenture estima que cerca de 40% de todas as horas trabalhadas serão amparadas, ou aumentadas, por IA baseada em linguagem. Entre os líderes de negócios, 98% dos entrevistados concordam que os modelos de fundação de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações em uma média de três a cinco anos.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture identificou quatro tendências fundamentais para quem quer acessar essa nova realidade compartilhada:

  • IA GENERATIVA – os extremos e as possibilidades da inteligência: Ao promover a capacidade humana como uma espécie de copiloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa será capaz de estimular a criatividade e inovação de forma significativa (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%).
  • IDENTIDADE DIGITAL – ID para todos e tudo: A capacidade de autenticação de usuários e ativos digitais – a base para quem deseja cruzar os mundos digital e físico – já é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não uma mera questão técnica.
  • Seus dados, meus dados, nossos dados – transparência será seu recurso mais precioso: A IA só poderá atingir todo o seu potencial depois que as empresas compreenderem os dados. Em outras palavras, é preciso acabar com o agrupamento de dados e modernizar as bases. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo em organizações de todos os setores.
  • ETERNA FRONTEIRA – o big bang da computação e da ciência: Com ciclos de feedback entre ciência e tecnologia cada vez mais curtos, 75% dos entrevistados acreditam que será possível começar a desvendar os grandes desafios da humanidade.

Depois de anos de pesquisa e trabalho junto a clientes de diferentes setores, a Accenture cria o Centro de Excelência em IA generativa e Modelo de Linguagem (LLM). A nova divisão é formada por 1.600 profissionais dedicados à IA generativa e contará com a experiência de mais de 40 mil profissionais de IA e dados de toda a Accenture. Para ajudar a guiar e informar os líderes de negócios, a Accenture publicou o estudo “A Nova Era de IA Generativa para Todos”, que traz um conteúdo abrangente sobre IA generativa/LLM, além de insights e dicas sobre como os líderes podem usar essas tecnologias disruptivas.

Sobre o Estudo 

Para elaborar o relatório Technology Vision 2023, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade”, a Accenture reuniu informações de um conselho consultivo externo formado por mais de 20 profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, universidades, empresas de capital de risco e empreendedores.  Em paralelo, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global com 4.777 executivos C-Level e diretores de 34 países e 25 setores. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile