Publicidade
Início Notícias Gestão Magazine Luiza melhora em até 30% performance de seu e-commerce

Magazine Luiza melhora em até 30% performance de seu e-commerce

0
Publicidade

A transição do varejo físico para o digital fez com que o Magazine Luiza se tornasse um dos principais e-commerces do país na atualidade. Os números não mentem: na última Black Friday foram mais de 2 milhões de pedidos somente na sexta-feira, uma participação de mais de 50% nas vendas da empresa. Segundo dados divulgados pelo Magazine Luiza, foram em média 1.245 pedidos por minuto, sendo 723 em loja e 522 no online, somente na sexta-feira da Black Friday.

Neste dia, o Magalu registrou 14 milhões de usuários ativos em seu aplicativo.
Contudo, para alcançar esses números gigantescos e garantir que todas as aplicações do e-commerce funcionem corretamente, é necessária muita estratégia e preparação técnica. Por essa razão, há três anos, o Magazine Luiza incluiu em sua estratégia o know how da Sofist, empresa especialista em redução de problemas em produtos digitais.

Em algumas ocasiões do ano, especialmente antes de grandes eventos, como a Black Friday (em novembro) e a Liquidação Fantástica (em janeiro), são feitos testes de carga & stress tanto no e-commerce web quanto no app de mobile vendas, ou seja, aplicativo dos vendedores em loja do Magalu. Os testes de carga & stress simulam o comportamento de um produto digital quando ele é acessado por dezenas de milhares de usuários ao mesmo tempo.

Na última Black Friday, por exemplo, depois dos testes de carga & stress realizados pelo Magalu, em parceria com a Sofist, algumas aplicações do e-commerce conseguiram performar melhor em até 30%, até mesmo com um número menor de máquinas. “O que mais nos motivou a buscar essa parceria foi simular um cenário muito próximo do que acontece durante a Black Friday. Era uma questão de aumentar o autoconhecimento das próprias aplicações do Magalu.

Descobrir quais são os pontos, onde alguma coisa realmente quebra, quais são os limites de algumas aplicações. Nós fazemos alguns testes internamente também, mas a Sofist sempre consegue levar a gente para um outro nível de consciência quando falamos em testes de carga & stress”, explica Thiago Catoto, diretor de TI do Magazine Luiza.

Bruno Abreu, CEO da Sofist, explicou que foram realizadas 12 baterias de testes que chegaram a trabalhar com 250 mil usuários simultâneos no desktop mobile e 10 mil usuários simultâneos no app mobile dos vendedores. “Desde que o projeto teve início, o Magazine Luiza sentiu a necessidade de atender mais cenários e dividir melhor os esforços e, por isso, o escopo do projeto e o número dos testes aumentaram com o tempo. Com isso, nós conseguimos com essa parceria, identificar gaps, dimensionar a infraestrutura, identificar o tempo médio de resposta e a quantidade de erros para que o Magazine Luiza pudesse fazer as experimentações necessárias e as alterações no script”.

A relação dos testes e a experiência do usuário

Entregar uma experiência rápida e assertiva para o usuário através de um fluxo consistente dentro de um produto digital é uma forma de priorizar o atendimento e, consequentemente, melhorar o tempo de venda online e dentro das lojas. “O Magalu se preocupa com a experiência do consumidor e, em todas as etapas, buscamos testar as aplicações da melhor maneira possível. Nós temos um sistema muito dinâmico e que vem crescendo muito. Então, sempre que fazemos um teste de carga & stress, estamos tentando botar as aplicações ao limite. Queremos ter um autoconhecimento melhor de onde as aplicações podem começar a degradar o serviço. Isso ajuda a ter uma eficiência operacional para que possamos garantir inclusive a necessidade do crescimento da companhia”, afirma o diretor de TI, Thiago Catoto.

Thiago explica que, entre um teste e outro, ajustes eram feitos para garantir que quando todos os sistemas estivessem com a carga máxima do teste, estivessem minimamente performando bem. “Ter esse conhecimento do que acontece no e-commerce, ajuda muito a gente a adaptar algumas coisas no meio dos testes, e para fazer uma bateria na sequência. Em questões de minutos é possível testar e ver os resultados, o feedback é muito rápido e em um curto período você já vê o benefício dessa ação”, aponta o gerente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile