Publicidade
Início Notícias Comunicações Cariacica se torna modelo de transformação digital no setor público

Cariacica se torna modelo de transformação digital no setor público

0
Publicidade

Em abril, a Prefeitura de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, município com população aproximada de 380 mil habitantes, registrou um recorde de acessos à sua rede Wi-Fi: 32 milhões, um aumento de 300% na comparação com março. Em maio, o número chegou a 40 milhões. O serviço de conectividade gratuita oferecido ao cidadão é parte de uma estratégia de digitalização dos órgãos municipais que vem sendo implantada nos últimos anos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, e que tem se mostrado mais necessária do que nunca.

A transformação digital de Cariacica começou há cerca de cinco anos, com a substituição da rede cabeada de internet por Wi-Fi no segundo piso do Palácio Municipal, baseada em soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise. Hoje, já são 7 mil usuários da rede corporativa em lugares como escolas, postos de saúde e a sede administrativa da cidade, e cerca de 170 pontos da cidade com cobertura Wi-Fi pública, atingindo milhares de cidadãos.

De acordo com Michel Silva, Subsecretário de Tecnologia da Informação de Cariacica, a ideia do projeto era não somente desenvolver uma moderna rede sem fio, mas sim um projeto consistente de longo prazo, fundamentado em uma rede segura, robusta, simples de gerenciar e que permitisse integração de recursos. A rede de Cariacica conta com computadores, Smart TVs, impressoras, entre outros dispositivos móveis e de IoT conectados, segmentação de usuários para proporcionar segurança, por meio do ClearPass, e ferramentas de análise de dados, um recurso ainda pouco utilizado pelos municípios brasileiros.

“A análise de dados é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de políticas sociais e de saúde”, explica Michel. “Temos demandas dos cidadãos para atender, e em um município como o nosso, que registra a menor renda per capita do estado, precisamos ser criativos e precisos. Investir em tecnologia não é perfumaria nem pode considerar somente preço; é o que temos avaliado, e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirma.

Segundo Luiz Almeida, Territory Manager da Aruba, Cariacica é um modelo de gestão de TI a ser seguido. “O serviço que a cidade apresenta para a população é de grande valor. Tudo é integrado e a rede é gerenciada via Aruba AirWave, que permite visibilidade de dispositivos e a prevenção de problemas”, diz.

João Paulo Barros, Diretor Executivo da ISH, empresa parceira da Aruba responsável pela implementação do projeto, destaca também iniciativas que resultam em sustentabilidade e economia para o município. “Foram emitidos 250.000 ofícios digitais por meio do e-Ciof desde 2015, com zero consumo de papel e impressão, sem deslocamentos para entrega dos documentos e tudo isso 100% seguro, gerenciável e inviolável, com chave de autenticação e criptografia própria”, ressalta.

“As soluções da Aruba atenderam exatamente à demanda do município por mais inteligência com simplicidade”, avalia Almeida. Cariacica se consolida, assim, como um exemplo de transformação digital no setor público.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile