Publicidade
Início ESG Edificação de Porto Alegre recebe selo diamante de sustentabilidade

Edificação de Porto Alegre recebe selo diamante de sustentabilidade

0
Publicidade

Com o compromisso de promover a sustentabilidade na cidade de Porto Alegre, o Arbo Residence assume um papel importante ao ser o primeiro lançamento imobiliário da capital a obter o Selo Diamante de sustentabilidade, a certificação mais exigente nesse âmbito. Essa conquista reforça o compromisso da edificação em seguir padrões rigorosos de construção e operação sustentável, demonstrando uma preocupação genuína com a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos seus moradores. O processo para obtenção do selo é feito por meio da plataforma digital de Certificação Sustentável desenvolvida pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência geográfica para o desenvolvimento sustentável nos setores público e privado, para a Prefeitura da capital gaúcha.

O sistema verifica a documentação e comprova a adoção de medidas de redução de impactos ambientais por empreendimentos públicos ou privados, de uso residencial, comercial ou de serviços, como, por exemplo, redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução ou reciclagem de resíduos sólidos. A obtenção do Selo Diamante reflete não apenas o comprometimento do Arbo Residence em ser um empreendimento referência em sustentabilidade, mas também um exemplo inspirador para futuros projetos imobiliários na cidade. O empreendimento, que fica no bairro Higienópolis, terá o plantio de espécies de árvores ameaçadas de extinção, utilização de madeira 100% certificada pelo IBAMA na obra, coleta seletiva completa, iluminação LED em 100% das áreas, além da criação de uma horta para cultivo dos moradores.

“A iniciativa também reforça a política de construção sustentável na cidade, impactando positivamente a qualidade de vida das pessoas. A edificação ou adaptação de edificações sustentáveis, que incluem rooftops com áreas verdes, por exemplo, desempenham um papel fundamental na redução do aquecimento urbano em Porto Alegre, especialmente durante o verão, ao proporcionar maior umidade no ar. Esse projeto busca estabelecer regulamentações que conscientizem todos os residentes de Porto Alegre sobre a importância desse processo de humanização”, explica Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex.

A plataforma digital integra o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental do município e o processo é feito de forma online pelo sistema, de responsabilidade do engenheiro ou arquiteto da edificação, por exemplo. São inclusas na plataforma as documentações de práticas de redução do impacto ambiental do empreendimento solicitante com as normas da Política de Sustentabilidade de Porto Alegre de enfrentamento das mudanças climáticas e uso racional da energia para que sejam analisadas por técnicos da Prefeitura do município.

A Certificação Sustentável é atribuída com base na pontuação alcançada pelo empreendimento, sendo classificada como Bronze, Prata, Ouro ou Diamante. Essa avaliação é realizada considerando o cumprimento de sete práticas sustentáveis: conservação da biodiversidade local, adequação às condições climáticas, gestão da água, energia e emissões de gases de efeito estufa, manejo de resíduos, uso de materiais e acessibilidade, mobilidade e humanização das edificações e espaços urbanos. A adesão é voluntária e por meio da plataforma as construções que cumprem requisitos de sustentabilidade podem ter descontos de até 10% no IPTU, além da possibilidade de construir mais do que o permitido pelo regulamento urbanístico da cidade.

Edificações que atingem o mínimo de cinco práticas sustentáveis recebem o certificado Diamante, como é o caso do edifício Arbo Residences, concedido pela prefeitura no último mês. Para a certificação nível Ouro, a edificação precisa alcançar quatro práticas sustentáveis, enquanto três e duas para Prata e Bronze respectivamente. Esse movimento rumo à construção sustentável ganhou força com o projeto piloto realizado com o Hospital Moinhos de Vento, um dos hospitais mais renomados do país, que obteve a classificação Ouro. Com ênfase na conservação da biodiversidade local, energia limpa, redução de emissões de gases de efeito estufa, além de resíduos e acessibilidade, mobilidade e humanização dos espaços, o hospital mostrou seu compromisso com um futuro mais verde.

“À medida que o aquecimento global se acelera, as certificações sustentáveis assumem um papel cada vez mais importante no planejamento estratégico tanto de iniciativas públicas quanto privadas, tornando-se aliadas fundamentais na agenda climática nacional e global. A parceria estabelecida com a Prefeitura de Porto Alegre fortalece o compromisso da Codex em desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável”, finaliza Venicios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile