Publicidade
Início Blogueria A fraude em tempos de crise

A fraude em tempos de crise

0
Publicidade

Apesar de o Brasil ter sido historicamente um dos países na vanguarda do combate à fraude física com a implementação do uso de cartões de “chip” (padrão EMV), a fraude digital tem se tornado uma dor de cabeça constante para e-commerces. Encontrar o equilíbrio entre bloqueio de transações fraudulentas e aprovação de vendas legítimas se tornou o grande desafio para as lojas virtuais, que precisam lidar com fraudadores cada vez mais especializados.

O período pelo qual o país passa atualmente eleva os níveis de fraude e isso cria nas empresas uma necessidade ainda maior de enxergar e entender em profundidade o cenário de risco em que estão inseridas. Muitas delas, por terceirizarem a gestão de fraudes e chargeback, não conseguem ter controle sobre os dados que as ajudariam a criar perfis mais precisos dos compradores.

Estas informações são indispensáveis para orientar a tomada de decisões mais inteligentes de gerenciamento de risco e, por isso, deviam estar nas mãos de seu próprio negócio. Para isso, é importante que sua loja tenha acesso à tecnologias sofisticadas de automação da gestão de risco que otimizam custos e aumentam a conversão em vendas, resultando em ganho de eficiência.

Um estudo de caso recente da Adyen sobre uma empresa de varejo online que sofria constantes fraudes, reduziu em 94% as recusas do banco emissor após implementar uma ferramenta avançada de análise de risco pré-autorização. Isso aconteceu, pois a Adyen “limpou” o tráfego de transações, enviando apenas solicitações legítimas. A empresa viu um incremento significativo de sua taxa de aprovação com o banco. O resultado foi possível pois a ferramenta calcula perfis de risco em uma velocidade maior do que os fraudadores criam novas estratégias de ataque.

Alguns processos, como o de revisão manual, também se beneficia com os dados de uma ferramenta antifraude. É preciso trazer mais inteligência ao processo de revisão manual para que ela trabalhe apenas a seu favor e não seja apenas mais uma etapa dispendiosa. Entender a exposição ao risco de seu setor de atuação e o histórico de chargeback da sua empresa fará com que seus colabores gastem menos tempo dedicados à conferência manual de transações, enquanto poderiam alocar suas horas no atendimento ao cliente, por exemplo.

Dados de mercado e de nossa base de clientes globais mostram, por exemplo, que empresas com faturamento abaixo de US$ 25 milhões teriam menor necessidade de dedicar colaboradores à revisão manual. Assim, as empresas poderiam realocar funcionários ociosos em outras atividades, como atendimento ao cliente.

Por isso, sempre busque parceiros que ofereçam ferramentas transparentes e inteligência no tratamento de dados e na definição das regras de risco para entender os padrões de comportamento tanto do seu público-alvo, quanto dos fraudadores e ganhar eficiência na gestão de risco.

Cassia Pinheiro, risk manager Latin America da Adyen.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile