Publicidade
Início Notícias Gestão Nova plataforma da Braskem reduz custos e aumenta a produtividade de frotas

Nova plataforma da Braskem reduz custos e aumenta a produtividade de frotas

0
Publicidade

A petroquímica Braskem avança em sua estratégia de transformação digital por meio de parceria com a Infosys, empresa líder global em serviços digitais. A cooperação tecnológica suporta o desenvolvimento de uma plataforma digital que transformará a área de transporte de cargas e terá a missão de conectar, em um ambiente digital, produtores e fretadores para otimização da entrega aos clientes.

Por meio da parceria, a empresa contou com várias competências técnicas da Infosys para desenvolver a primeira versão da plataforma, que já está em operação desde o início do ano passado. O projeto contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta-a-ponta.

Utilizando aprendizagem de máquina, também conhecido como machine learning, o sistema explora algoritmos desenvolvidos por profissionais com expertise em ciência de dados da Braskem, que adicionaram ao processo uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações instantâneas sobre distância, percursos e próximas entregas previstas.

A Braskem conectou a plataforma com seu ERP – programa utilizado pela companhia para gestão empresarial. Essa junção permitiu ganhos de escala, flexibilidade e maior automatização, como a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes. O resultado é uma melhora sensível na gestão do tempo e planejamento, assim como a eliminação de inconsistências.

A digitalização do processo, viabilizada pela plataforma, tem como principal objetivo otimizar os altos custos logísticos que impactam a cadeia de produção. “Para a Infosys, esta plataforma logística digital foi um projeto estratégico, que abre um leque de oportunidades no setor. Todo nosso trabalho com a Braskem foi feito em total sinergia e transparência. Ficamos felizes em poder contribuir para entregar uma melhor experiência para as transportadoras, com maior maleabilidade e eficiência”, afirma Edward Bagliotto, associate partner da Infosys Brasil.

Guilherme Baeta, Chief Digital Officer da Braskem, explica que a estratégia de transformação digital da companhia fortalece sua posição de liderança e inovação na indústria petroquímica, por meio da incorporação de tecnologias digitais avançadas.

“Estamos em constante avaliação de oportunidades digitais e tecnologias com potencial para alavancar nossos negócios. Por meio da automação e otimização de processos, não só destravamos os gargalos de operação logística, mas também fortalecemos nossa relação com parceiros oferecendo uma experiência superior e agregando valor aos nossos clientes finais. Essa é mais uma iniciativa estratégica dentro de um projeto amplo de transformação, que captura valor por meio da inovação; simplificando processos, aumentando eficiência e reduzindo custos de transporte”, afirma Baeta.

A plataforma agrega, ainda, outras funções importantes, como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento. Além disso, por meio de um módulo adicional, com interface simples, é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram repassadas por transportadoras.

Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do Centro Digital da Braskem, explica que a equipe de desenvolvimento de produto da companhia continua aperfeiçoando funcionalidades avançadas, que focam no aumento de visibilidade e centralização de dados de transporte, assim como em aspectos que aprimoram a experiência do usuário, um dos fatores chaves para o sucesso da plataforma. “Nosso objetivo com esse produto é ampliar a visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações. No momento, estamos avaliando diversas possibilidades, como por exemplo, adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias estratégicas no setor para impulsionar aprendizados e fortalecer nossas propostas de valor”, comenta de Paula.

Leonardo Diamante, senior principal da Infosys também acredita no potencial da plataforma para a cadeia logística: “em conjunto com a Braskem, desenvolvemos uma solução que pode ajudar toda a cadeia logística a fazer o gerenciamento efetivo das frotas, aumentando a produtividade e o controle sobre as operações. Neste momento, em que o processo de digitalização avança ainda mais em todo o mundo, a inteligência artificial agregada aos sistemas é um diferencial necessário”, completa Diamante.

Após a primeira fase do projeto, focada em eficiência e visibilidade, a Braskem explora a oportunidade de lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem, em uma interface única, o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital. A longo prazo e por meio desta plataforma, a petroquímica almeja contribuir com o transporte colaborativo impactando, positivamente, o mercado e a logística brasileira, setor constantemente desafiado por mais eficiência e em crescente processo de digitalização. “O potencial ao conectar clientes, transportadores e embarcadores em um único ecossistema digital é enorme e nossa plataforma é um grande passo nesta direção”, finaliza de Paula.

Transformação Digital na Braskem

Desde 2018, a Braskem tem usado tecnologias avançadas – como aprendizagem de máquina e internet das coisas, por exemplo – e novas metodologias de trabalho – como Ágil e Design – para transformar a forma como opera e atende seus clientes. Algumas das estratégias hoje em operação permitem que a companhia otimize processos operacionais, mantenha ativos e controle a qualidade de seus produtos de forma preditiva, e não mais preventiva, o que garante à Braskem posição de vanguarda na indústria 4.0. As ações abrangem ainda a criação de novos modelos de negócio digitais, a partir da incubação de startups, a fim de repensar fatores que impactam seu negócio e a indústria petroquímica em geral.

“Parte importante da nossa estratégia de transformação digital vai muito além da tecnologia. Estamos dedicados a criar um ambiente cultural que encoraja ainda mais a inovação e novas formas de trabalho. Nossos integrantes são a chave para que a transformação digital da Braskem seja bem-sucedida. Todos têm oportunidades de se envolver em iniciativas digitais e adquirir novas habilidades por meio de treinamento e de experiências práticas tangíveis”, explica Baeta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile