Publicidade
Início Notícias Gestão Como a IA pode transformar o futuro do transporte conectado?

Como a IA pode transformar o futuro do transporte conectado?

0
Publicidade

https://www.geotab.com/pt-br/inteligencia-de-dados- para- frotas/?utm_campaign=null_null_la_null&utm_content=brtiinsideart&utm_medi um=article&utm_source=https://tiinside.com.br/&utm_term=br_art_ti_augBranded content  –  O uso de inteligência artificial (IA) associada a tecnologias de ponta tem sido essencial para elevar o patamar da eficiência operacional na gestão de veículos conectados em frotas comerciais. A utilização de dados é capaz de fornecer previsões que ajudam a recomendar o melhor curso de ação para cada situação. Isso pode envolver a retirada de um veículo da estrada se forem detectados problemas de manutenção ou até mesmo o fornecimento de treinamento individualizado para motoristas. Essa abordagem com visão de futuro abre caminho para oportunidades inovadoras no mercado.

O compromisso contínuo em melhorar o desempenho, a segurança e a eficiência operacional de frotas comerciais por meio da tecnologia é a proposta da Geotab, líder global em transporte conectado, que une IA e o uso de dados para a melhoria da mobilidade e segurança no trânsito, impactando as condições ambientais nos centros urbanos e tornando as frotas  mais sustentáveis.

A companhia tem uma sólida história de inovação em IA e big data, processando mais 55 bilhões de pontos de dados em mais de 3,7 milhões de veículos conectados, e aproveita essa expertise para desenvolver projetos de grande impacto para os clientes.

“Com uma das maiores equipes de ciência de dados do setor e presença global em mais de 165 países, temos o conhecimento e a escala necessários para treinar modelos de IA poderosos e agregar valor aos clientes”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.

Com ampla experiência no mercado, a Geotab tem aplicado inúmeras práticas de inteligência de dados, o que lhe confere uma oportunidade única de analisar grandes quantidades de informações dos veículos de frotas comerciais, identificar padrões e gerar recomendações aos clientes para otimizar a eficiência operacional.

Benefícios

A captação e avaliação desse extenso volume de dados, juntamente com uma boa gestão, pode contribuir para aprimorar as operações em grandes frotas comerciais, melhorando eficiência, segurança e aspectos de sustentabilidade. Por exemplo: ao identificar os momentos de maior movimento no trânsito, por meio da IA, é possível determinar novos trajetos para desafogar vias congestionadas.

Outra vantagem relevante é a redução de acidentes: ferramentas como as da Geotab monitoram, em tempo real, o estado dos veículos, comportamentos dos motoristas que podem ser perigosos e condições externas, nas vias.  Nesse aspecto, a IA e a telemática desempenham um papel importante, pois podem detectar áreas particularmente conflituosas, com acidentes recorrentes, ou aquelas em que, por exemplo, os sistemas de suspensão estão mais ativos –  o que pode significar que o asfalto está em más condições.

Portanto, com essas tecnologias, as situações são tratadas de forma proativa, permitindo a definição de políticas preventivas, como o treinamento dos condutores, a manutenção preventiva dos veículos e a escolha de rotas mais seguras, diminuindo as chances de acidentes.

As tecnologias emergentes de gestão de frotas também têm uma importante contribuição para a sustentabilidade, pois permitem a redução da poluição ambiental. Por meio delas, é possível criar mapas de qualidade do ar com base nas emissões dos veículos e, dessa forma, implementar medidas para mitigar a produção de poluentes.

Outro fator importante ao se considerar uma frota conectada é o planejamento. A partir dele é possível otimizar processos e contribuir para a formação de cidades inteligentes. Ao utilizar ferramentas de telemática e monitoramento, é possível criar um banco de dados personalizado para examinar, analisar e realizar testes de modificações ou integrações antes de serem implementadas, garantindo mais segurança e eficiência nos processos.

Pioneirismo

Em junho, a Geotab anunciou um projeto beta que introduz modelos de IA generativa em sua plataforma, estabelecendo um novo padrão na indústria: o Project G, que capacita os clientes participantes a acessarem facilmente insights sob demanda sobre desempenho dos veículos, eficiência e sustentabilidade, de maneira ágil e eficaz.

“O projeto beta é uma colaboração fantástica com os clientes. Por meio dele, somos capazes de alinhar requisitos e desafios do mundo real com a experiência em ciência de dados para aprender, adaptar e desenvolver recursos. Com o uso da IA, as possibilidades são ilimitadas e temos o compromisso de fornecer soluções de ponta que tornem os dados facilmente acessíveis aos nossos clientes, ajudando a otimizar processos, reduzir o volume de emissões e salvar vidas”, acrescenta Canicoba.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile