Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Como escolher um notebook corporativo em 2023

Como escolher um notebook corporativo em 2023

0
Publicidade

Comprar notebooks para uso corporativo pode ser um desafio considerável. Há uma série de critérios como segurança, desempenho e necessidade específica de cada usuário, que precisam ser levados em conta na hora de escolher o equipamento ideal para seu time.

Partindo desse cenário complexo, a Positivo Tecnologia uniu sua expertise na fabricação e venda de notebooks para uso empresarial com o conhecimento de mercado do portal TI Inside para criar o Guia de Compras de Notebooks Corporativos. Neste material inédito, você encontra os critérios a se considerar na hora de adquirir novos equipamentos para o seu parque de TI.

Veja abaixo nossas dicas e recomendações e boas compras!

1. SEGURANÇA

Recursos para proteção contra vazamento de informações ou acesso indevido aos sistemas da empresa são critérios primordiais na hora de escolher notebooks para sua equipe. Especialmente em um cenário no qual o trabalho remoto deixa os equipamentos mais expostos a diferentes ambientes e conexões de qualidade suspeita.

O que avaliar:

Serviços de criptografia para usuários profissionais;
Soluções de biometria (como reconhecimento facial ou digital);
Possibilidade de instalação de travas de segurança (trava tipo Kensington);
Normas ISO de segurança entre outras certificações;
Cortina de privacidade (webcam shutter);
Gerenciamento unificado de endpoints;
Leitor de smart card.

Áreas sensíveis: Liderança, BI, Vendas, Recursos humanos, Finanças, Marketing, TI.

Insight:

Compreender a natureza das informações e dados que serão armazenados e transmitidos pelo notebook ajudará a entender de fato quais as soluções e níveis de segurança necessários para protegê-los de acessos indevidos.

Os cargos e responsabilidades de quem estará em posse dessas informações também é outra variável para ser analisada nesse requisito. Profissionais que trabalham com dados sensíveis, estratégicos, submetidos a leis (LGPD, GPDR e afins) ou que estejam em camadas superiores na hierarquia profissional precisam de soluções mais sofisticadas de segurança além das mapeadas aqui.

2. DESEMPENHO

Performance tecnológica resulta em performance nos negócios. Diferentemente do comportamento de mercado para pessoas físicas, os notebooks para uso corporativo são desenvolvidos com foco no médio-longo prazo de vida útil e longas horas de utilização. Por isso, é importante avaliar qual a aplicação ideal para cada uso, já que áreas e funções distintas pedem níveis de desempenho diferentes.

O que avaliar:

Capacidade do processador para rodar programas de dados em série, como Power BI, entre outros;
Armazenamento total via HD | SSD e possibilidade de expansão;
Geração, quantidade e potência dos núcleos do processador (quanto mais sofisticado o uso, modelos mais elaborados são recomendados);
Frequência dos ciclos dos processadores (operações realizadas por segundo);
Capacidade do chip de memória RAM (a partir de 8 GB para uso médio / a partir de 16 GB para aplicações mais robustas);
Placas gráficas dedicadas para aplicações visuais mais exigentes;
Sistema operacional para uso profissional;
Durabilidade da bateria – afinal, um blackout não pode impedir uma importante reunião de negócios ser finalizada;
Certificações dos componentes.

Áreas sensíveis: BI, Vendas, Finanças, Marketing, TI.

Insight:

Notebooks adequados às suas funções trazem mais produtividade para sua empresa.
Se as tarefas envolvidas no uso exigirem o processamento de grandes bancos de dados ou edição de vídeo, é recomendado optar por modelos com maiores capacidades de memória RAM, placas gráficas e armazenamento.

3. GERENCIAMENTO

Mais uma vez, a nova realidade do trabalho remoto impõe um critério essencial: alta capacidade de gerenciamento. Tecnologias como a plataforma Intel vPro, que oferecem recursos avançados de gerenciamento, se tornam indispensáveis para a qualidade do atendimento de TI aos usuários e à gestão dos notebooks da empresa.

O que avaliar:

Sistema de gerenciamento como Intel vPro;
Capacidade de monitoramento em tempo real;
Sistemas operacionais e soluções de segurança próprios para uso corporativo;
Controle remoto para manutenção, atualização e proteção dos equipamentos em lotes: gerenciamento unificado de endpoints;
Geração de relatórios de performance dos equipamentos.

Áreas sensíveis: TI (Infraestrutura e segurança).

Insight

Notebooks com configurações para pessoas físicas podem até ter um preço atrativo, mas a ausência de ferramentas de controle e gerenciamento profissionais pode representar um risco muito grande para a segurança da empresa e dificultar a contenção em um eventual ataque cibernético. Além disso, tornam a operação morosa, porque cada equipamento é tratado como uma unidade, ao contrário dos notebooks com soluções profissionais que podem ser gerenciados em lotes.

4. Conectividade e usabilidade

Múltiplos recursos ajudam na produtividade de diversas áreas. Uma tela touchscreen pode fazer a diferença no desenvolvimento gráfico de um produto, mas ser menos importante para equipes focadas em tarefas como atendimento, por exemplo, que, por sua vez, pode precisar de uma saída HDMI extra para apresentações.

O que avaliar:

Quantidade e variedade de portas de conexão (Thunderbolt, USB-C, USB 3.2, HDMI);
Qualidade da câmera e do microfone: usuários que precisam representar a empresa, como vendas, podem extrair maiores benefícios de câmeras com mais qualidade de imagem e mais recursos de áudio;
Qualidade e funcionalidade da tela (polegadas, resolução, função touchscreen);
Teclado retroiluminado (pensando em diferentes condições de luminosidade).

Áreas sensíveis: BI, Vendas, Finanças e Compras, Marketing, Liderança.

Insight:

Mapeie a rotina do usuário do equipamento: Quantas reuniões ele faz por dia utilizando o notebook? Qual a natureza dessas conversas (clientes, prospects ou público interno da empresa)? Vale a pena investir em itens de mais qualidade para causar uma boa primeira impressão?

Recursos como controle de luz e de áudio também podem ser valiosos para dar mais conforto ao usuário. No quesito de portas, pense em quais tipos de periféricos o notebook precisa se conectar para compreender quais as melhores entradas para os modelos recomendados na sua empresa.

5. RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

A robustez de um equipamento para o mercado corporativo não se limita ao desempenho de hardware. A resistência dos materiais de fabricação é outro ponto fundamental.

O que avaliar:

Materiais de fabricação (plástico, fibra de carbono ou alumínio);
Laudos dos testes a variáveis como mudança de temperatura, vibração, choque, quedas, poeira, água, entre outras intempéries;
Certificados de resistência;
Peso e dimensões: mais robustez pode implicar em menor mobilidade para o notebook.

Áreas sensíveis: Vendas, TI, Liderança, Marketing, Equipes de campo / em deslocamento.

Insight:

Usuários que estão em constante movimento, como vendas ou outros profissionais de campo (arquitetos, fiscais, inspetores, etc.) estão mais suscetíveis a sofrerem algum acidente com o equipamento. Já outros que têm um uso restrito a um determinado local ou não precisam se locomover com tanta frequência, talvez não precisem de um acabamento tão robusto, o que pode implicar em uma economia de recursos financeiros para a empresa.

6. CUSTOMIZAÇÃO

Na pesquisa para um fornecedor, além dos critérios básicos de seleção, é preciso incluir uma avaliação do quanto ele pode oferecer soluções customizadas. Isso significa flexibilidade na configuração dos equipamentos para atender às demandas específicas da empresa.

O que avaliar:

Possibilidade de escolha de componentes como memória RAM, armazenamento, processadores, drives, etc.;
Soluções de gerenciamento e segurança;
Soluções de conectividade (portas, câmeras);
Display e acabamentos (mais robusto ou mais leve, voltado para mobilidade);
Flexibilidade para instalação de sistemas operacionais;
Acessórios (cortina de privacidade, entradas para trava de segurança).

Áreas sensíveis: TI, Finanças e Compras.

Insight:

Notebooks para pessoas físicas costumam vir da fábrica com diversos softwares que para o uso corporativo podem ser desnecessários. Avaliar a customização do equipamento pode representar uma economia, além de mais assertividade ao priorizar o que de fato fará diferença para a produtividade do seu time.

7. ASSISTÊNCIA
Um suporte de pós-vendas robusto, com garantia de manutenção on-site, que retira a máquina mesmo em casos de home-office, está entre os critérios que podem evitar dore de cabeça no futuro.

O que avaliar:

Natureza da garantia: quais os serviços agregados incluídos?
Tempo de garantia: recomendado no mínimo 3 anos;
Disponibilidade dos componentes para reposição em estoque;
Máquinas para reposição em casos de perda total ou substituição temporária;
Updates inclusos: verificar até quais versões de atualizações do softwares os termos da garantia cobrem;
Custos de manutenção inclusos nos termos.

Insight:

Um fabricante como a Positivo, com grande capilaridade no mercado, pode ser estratégico na hora de optar pela garantia dos equipamentos. Larga cobertura geográfica assegura que haverá sempre um técnico próximo para a manutenção. Isso diminui o tempo em que as máquinas ficam paradas, além de reduzir riscos de extravio, perda ou rouba no transporte dos notebooks.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile