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Para indústrias de mídia e entretenimento, web 2.0 veio para ficar

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Uma pesquisa recente realizada pela Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, revela que as empresas de mídia e entretenimento têm opiniões muito semelhantes sobre o desenvolvimento da mídia digital nos próximos cinco anos.
A maioria dos pesquisados (70%) avalia que parte importante das receitas incrementais virá de formas alternativas de mídia, como vídeo sob demanda, publicidade digital ou mídia social e conteúdo gerado pelo usuário.
Segundo os entrevistados, quatro dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da receita nos próximos cinco anos serão:
• Distribuição multiplataforma – quando perguntados sobre os maiores influenciadores para o crescimento de suas receitas, 66% citaram novas plataformas e formas de entregar conteúdo. A pesquisa constatou também que 24% dos pesquisados indicaram novos tipos de conteúdo e 10%, expansão geográfica. Já 63% responderam que seguirão uma estratégia de distribuição "multitelas", que inclui televisão, internet e celular.
• Vídeos curtos – quando perguntados qual o tipo de conteúdo vai gerar o maior crescimento, a maioria dos pesquisados (38%) citou os vídeos de curta duração. A distribuição on-line em portais ficou em segundo (23%) e os videogames em terceiro (18%).
• Mídia social – Dois terços dos entrevistados (68%) identificaram a mídia social e o conteúdo gerado pelos usuários como uma oportunidade em ascensão. Mais da metade (56%) disse já estar envolvida com a mídia social de alguma forma.
• Publicidade – quando questionados sobre qual seria o principal modelo de negócios em cinco anos, cerca de dois terços (62%) escolheram os programas suportados por publicidade (advertising-supported), comparado com 25% que citaram serviços com base em assinaturas (subscription-based services) e 11% com serviços de pay per play (sob demanda).
Outros destaques do estudo é que 52% vêem a publicidade digital aproximando da tradicional nos próximos cinco anos. Mais de 50% dos executivos de mídia disseram acreditar que sabem quais são as capacidades que precisam para transformar os seus negócios. Além disso, 71% acreditam que a web 2.0 veio para ficar e não vêem nenhum risco em associar suas marcas com a mídia social.
De certa forma curioso é o dado segundo o qual os executivos não têm idéia sobre quando o mercado em celulares decolará, já que 55% responderam que esse segmento só se tornará realidade para as massas em três anos, enquanto 45% disseram que deve demorar mais.
O estudo, denominado Global Media Content 2008, foi realizado pelo terceiro ano consecutivo, com cerca de cem líderes empresariais da indústria de mídia e entretenimento e analisou as estratégias de crescimento de empresas com atuação nas áreas de publicidade, filmes, música, publicações, rádio, internet, videogames e televisão.

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