Publicidade
Início Notícias Gestão Inteligência artificial da Embracon cresce em interações sobre consórcios

Inteligência artificial da Embracon cresce em interações sobre consórcios

0
Publicidade

Branded content – A Embracon – uma administradora de consórcios com 35 anos de mercado – anuncia um marco significativo no crescimento e aprimoramento de sua inteligência artificial, conhecida como EmbraAssist. Entre maio e setembro, a tecnologia registrou mais de 13 mil interações com o público e mais de 8 mil respostas gravadas. Essas interações englobam uma ampla variedade de tópicos, com 41% delas relacionadas a aspectos comerciais e 59% dedicadas a questões de relacionamento. A funcionalidade foi lançada em abril e está disponível no site, com acesso público pelo EmbraAssist.

A IA permite que usuários de todas as idades consigam interagir e esclarecer dúvidas como: o que é consórcio, como funciona, as vantagens e benefícios de optar por esse modelo de investimento. Segundo Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon, os principais tópicos de discussão incluíram consórcio em geral e devolução de valores. “Percebemos também uma grande procura por temas como lance e contemplação, atendimento e contato, boleto e pagamento, carta de crédito e utilização, taxa de administração e reajustes, entre outros”, explica.

Resposta gerada pela Inteligência Artificial

Ainda de acordo com Luís, o objetivo da tecnologia é ajudar a população a esclarecer quaisquer dúvidas sobre o consórcio e sobre como poupar. “O consórcio é um produto brasileiro e a Embracon é uma das grandes referências no mercado. É por isso que queremos que esse produto ajude a população a entender um pouco mais sobre o assunto e tomar decisões assertivas.  Atualmente, nós possuímos mais de 165 mil clientes ativos, que entenderam que o consórcio é uma saída inteligente”, avalia.

Para garantir a qualidade das respostas, a EmbraAssist adere a um conjunto de regras essenciais, incluindo positividade e personalização, simplicidade e clareza nas respostas, além da inclusão de fontes de informação sempre que relevante. O foco no consórcio é uma prioridade, assegurando que as respostas sejam diretamente relevantes para as necessidades dos usuários.

“A EmbraAssist não se limita a fornecer respostas. Cada interação é uma oportunidade de aprendizado contínuo, armazenando todas as perguntas e respostas para análises futuras. Além disso, a plataforma permite que os usuários avaliem a utilidade de cada resposta, ajudando a identificar áreas de melhoria e aprimorando as respostas de acordo com o feedback dos clientes”, avalia Luís.

Já os usuários que são clientes da empresa agora esperam mais da EmbraAssist, incluindo a capacidade de realizar operações como emitir boletos e efetuar alterações no cadastro. “Também percebemos eficiência da IA na triagem, direcionando os usuários aos canais de atendimento ou páginas informativas quando necessário. Além disso, a EmbraAssist demonstrou habilidade na resolução de questões complexas que exigem interpretação”, conta Toscano.

Como surgiu

Todo o trabalho de treinamento da ferramenta de busca foi desenvolvido internamente, fruto da estruturação de uma nova gerência de Martech, liderado por Helder Oliveira, que está dedicando um investimento 30% maior em 2023 para desenvolver novas tecnologias, fortalecendo um dos valores da empresa que é inovação.

Para Juarez Dutra, Diretor de Marketing, o EmbraAssist representa uma importante evolução no setor de consórcios. “Estamos muito satisfeitos em oferecer essa ferramenta, que educa e facilita o acesso à informação segura sobre consórcio. Conseguimos criar um assistente prestativo e especialista em consórcio para fornecer respostas úteis e precisas sobre o nosso negócio, permitindo que as pessoas esclareçam suas dúvidas interagindo de forma rápida e intuitiva”, destaca.

Sobre o setor

Segundo Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon, o consórcio é a saída mais viável para quem não consegue poupar. “O consórcio nada mais é que um auto investimento que não tem juros. Como muitas pessoas desconhecem o serviço, era esperado que o  EmbraAssist tivesse um número alto de acessos porque é uma plataforma que tira a complexidade a informação e ajuda no processo de educação financeira”, explica.

O sistema de consórcios existe desde 1967 e é apoiado pela Lei 11.795. O segmento teve recorde de crescimento em 2022, com mais de 9 milhões de cotas ativas, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Apesar do cenário, muitos consumidores alegam ter dúvidas sobre o sistema de poupança programada.

Sobre a Embracon

Há 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcios e já entregou mais de meio milhão de bens. A empresa é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). A Embracon possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, considerando, varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas e quase 3 mil colaboradores celetistas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile