Publicidade
Início Notícias Telebrás adia para 2011 primeiras conexões do PNBL

Telebrás adia para 2011 primeiras conexões do PNBL

0
Publicidade

A primeira missão da Telebrás de levar conexão de banda larga no atacado a 100 cidades, iniciando efetivamente o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), só será concluída em 2011. O prazo original era de que a lista de cidades fosse atendida até 31 de dezembro deste ano. Mas o processo de compra de equipamentos para conectar a nova rede pública de telecomunicações que será gerida pela estatal revitalizada atrasou os planos do governo.
O anúncio do adiamento foi feito nesta terça-feira, 30, pelo presidente da estatal, Rogério Santanna. O executivo, no entanto, ponderou que algumas cidades podem ser conectadas ainda neste ano, caso tudo corra bem nos leilões. Essas cidades estariam localizadas no entorno do Distrito Federal, aproveitando a rede que já pode ser iluminada pela estatal.
Segundo Santanna, o motivo da mudança no calendário foi a agenda pesada da estatal na execução dos leilões para compra de equipamentos e serviços que garantirão a conexão dos anéis regionais que compõem a nova rede pública. Um dos pregões ainda está pendente – o da compra de equipamentos de rádio enlace digital -, que deve ser iniciada nesta quarta-feira, 1º de dezembro.
Primeiro acordo
Apesar do adiamento, o dia também foi de anúncios positivos para a Telebrás. Hoje a estatal assinou seu primeiro Termo de Cooperação Técnica com outra empresa. A escolhida para inaugurar as relações comerciais da estatal revitalizada foi a Informática de Municípios Associados (IMA), entidade de economia mista que tem como principal controlador a prefeitura de Campinas.
A cidade faz parte da lista das 100 primeiras a serem conectadas pela Telebrás e a parceria poderá agilizar a entrada da estatal na oferta de serviços a empresas públicas. Isso porque a IMA é responsável hoje pela gestão dos serviços de governo eletrônico prestados pela prefeitura de Campinas. E a empresa se empenhou para intermediar as tratativas entre o governo local e a Telebrás para fazer da cidade a primeira "cliente" da estatal.
Na composição firmada no acordo, o provimento do acesso aos órgãos públicos será viabilizado pela IMA por meio de sua recém-adquirida licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). "A IMA vai fazer a última milha, como se diz", anunciou o presidente da empresa, Pedro Jaime Ziller. "É o primeiro passo para a execução da primeira atribuição da nova Telebrás: interligar os órgãos públicos", explicou o executivo.
O acordo também prevê a possibilidade de a IMA prover soluções para a própria Telebrás com base em sua experiência local em e-gov. "Para nós é muito importante esse acordo porque ele encurta o tempo para todos, Telebrás, IMA e prefeitura, já que é um esforço conjunto para criar uma rede de acesso municipal", afirmou Rogério Santanna. O termo de cooperação foi selado durante o 3º Fórum Brasil Conectado, espaço de discussão com diversos segmentos da sociedade sobre o PNBL.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile