Publicidade
Início Blogueria 5 pontos para uma jornada de automação de sucesso

5 pontos para uma jornada de automação de sucesso

0
Publicidade

A tecnologia de automação, conhecida como RPA, está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, pode ser um fluxo de atualização de contas, cadastro de fornecedores, atualizando certidões para CNPJ de Clientes, apoiando o RH na gestão de benefícios e por aí vai. 

Se que nem toda empresa consegue ter uma jornada bem sucedida, assim como qualquer tecnologia, as plataformas de Automação precisam ter alguns pontos críticos a serem resolvidos pelo Cliente para que a sua jornada seja de sucesso, abaixo cito 5 pontos que considero chaves para sua jornada:  

1- Robô precisa ter um Pai/Mãe 

Calma, ninguém vai te levar ao programa do Ratinho para ver a paternidade do seu robô, mas é importante que tenha alguém de dentro da organização que esteja engajado em movimentar as pessoas, departamentos ou parceiros em prol da construção e evolução dos fluxos de automação, assim a empresa consegue impor o ritmo que entender necessário, sem depender de terceiros para tal, esse papel é mais para um Gerente de Projetos de Automação, não é necessariamente criar os robôs, mas é importante que essa pessoa conheça e eventualmente até treine na plataforma.  

2- A maioria dos problemas não são tecnológicos, mas ideológicos 

Muitos processos serão alterados com a adoção do robô, mais do que nunca aquele sempre foi assim, “a,  para que mudar” aparecerão, querendo entornar os caminhos executados pelo robô. A jornada de automação é uma jornada de otimização, quanto menos passos, mais claros forem os caminhos a serem adotados pelo robô melhor será sua automação. Gosto de dizer uma frase que “Quanto mais perto do código, melhor será seu robô.” Tem API? Use, tem conexão com Banco de Dados? Faça.  

3- Não economize em Treinamento 

As plataformas são completas, por isso existe sempre algo novo acontecendo. Devido a essa amplitude, é fundamental que você comece sua jornada investindo em educação, faça treinamentos, pois eles irão encurtar muito a curva de aprendizado do seu time.  

4- Comece com Automação, mas Pense em HiperAutomação 

Lembre-se que no início da sua jornada você fará automações básicas, assumindo a atividade do usuário para atividades simples de copia & cola, mas ao longo da jornada você poderá agregar tecnologias mais interessantes como Inteligência Artificial e por isso o pensamento do trabalho linear tem que ser substituído por uma abordagem paralela. Essa nova forma de pensar o trabalho irá permitir que você agregue mais inteligência e resiliência aos seus robôs. Ter plataformas que podem agir paralelamente em vários processos é chave para essa segunda etapa.  

5- O Primeiro Robô é o mais difícil 

Automatizar é como andar de bicicleta, lembra de quando você tentou os primeiros movimentos em cima de uma? O desconforto, desafio e a sensação de complexidade, mas que ao passar do tempo, passado esses primeiros passos a dúvida torna-se confiança. Automação é o mesmo, para sair da inércia é quando precisamos de maior energia e foco, ao passar dos workflows, sua experiência encurta os espaços e minimiza os riscos dos processos a serem automatizados.  

Para facilitar sua jornada é importante buscar ganhos rápidos através da escolha de processos de alto volume e baixa complexidade, permitindo que o aprendizado venha associado a um retorno do investimento. 

Fernando Baldin, Country Manager na AutomationEdge. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile