Publicidade
Início Notícias Consolidação do mercado de BI vai elevar preço do software, aponta Gartner

Consolidação do mercado de BI vai elevar preço do software, aponta Gartner

0
Publicidade

Os dias de crescimento de dois dígitos no mercado de business intelligence (BI) podem estar chegando ao fim e a indústria prestes a entrar num período de estabilização com a consolidação dos fornecedores e o aumento do preço dos softwares. A constatação é de um estudo realizado pelo Gartner. Para o instituto de pesquisas, no entanto, o BI continuará sendo um desafio para os negócios, uma vez que torna a informação um ativo para as tomadas de decisão. A consultoria orienta as empresas a usarem o BI de forma mais intensa em seus negócios, tornando-o mais amigável, colaborativo e orientado a processos.

Ao tratar das mudanças desse mercado, antes do Gartner BI Summit, que ocorrerá entre 5 e 7 de fevereiro em Amsterdã, na Holanda, analistas do Gartner disseram que a taxa de crescimento mundial de BI em 2007 devem ser ligeiramente inferior à do ano anterior, ficando em 12,5%, após o fechando do relatório. Segundo a empresa, a taxa de crescimento não passará de um dígito até 2011, movimentando US$ 7 bilhões. Esse novo patamar deve ter uma duração de cinco anos, com uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 8,6%.

Após a consolidação entre os fornecedores de BI, o Gartner avalia que os custos para os usuários também podem aumentar. "A consolidação levada a cabo pela SAP, Oracle, IBM e Microsoft deveria contribuir para acelerar o valor derivado do BI, e não o contrário", disse o analista sênior de pesquisas, Dan Sommer. "Os grandes fornecedores certamente irão conduzir um aumento nos preços dos softwares, enquanto novos fornecedores de BI irão surgir introduzindo tecnologias inovadoras e produtos diferenciados para preencher uma lacuna que as linhas de produtos dos megafornecedores não conseguem suprir."

De acordo com Sommer, a inovação do software de BI significa também que as capacidades de consulta, elaboração de relatórios e processamento analítico online (OLAP) já atingiram uma paridade e não representam mais uma vantagem competitiva para o usuário. A maioria dos fornecedores agora inclui essas capacidades básicas de BI em seus produtos, como é o caso da Microsoft, que acrescentou mais funcionalidades no SQL Server 2005, Office 2007 e PerformancePoint Server.

Os fornecedores de BI "puro-sangue" irão incorporar novos recursos, como painéis, modelos preditivos, mecanismo de busca, visualização interativa e técnicas de análise de memória. A modalidade de venda de BI baseada no conceito de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) é uma nova abordagem que deve ganhar terreno entre o grupo de novos fornecedores, como a Seatab e LucidEra.

Mas há várias outras mudanças que deverão ocorrer no mercado de BI nos próximos anos, segundo Sommer. Ele apresentará o estudo completo sobre a evolução e os novos desafios do BI no Sommer no Gartner BI Summit.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile