Publicidade
Início Notícias Acesso à internet chega a 38% dos lares brasileiros, aponta estudo

Acesso à internet chega a 38% dos lares brasileiros, aponta estudo

0
Publicidade

A presença do computador e da internet seguem  em expansão nos domicílios brasileiros. Os números melhoraram, mas ainda mostram um grande desafio de inclusão digital a ser vencido. A proporção de domicílios com computador no país passou de 35%, em 2010, para 45%, em 2011, enquanto a presença de internet saltou de 27% para 38%, segundo dados da 7ª Pesquisa TIC Domicílios 2011, divulgada nesta quinta-feira, 31, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa aponta que os computadores de mesa (desktops) estão perdendo espaço para os portáteis. Entre as residências com computador, 79% possuem desktops, enquanto 39% utilizam PCs portáteis. Em 2008, os computadores de mesa eram utilizados em 95% dos domicílios e os portáteis em apenas 10%. Na classe C, a proporção de portáteis praticamente dobrou em relação a 2010, o que corresponde à presença em um quarto dos domicílios com computador que pertencem a essa faixa socioeconômica (28%). Já na classe A, a presença de PCs portáteis (81%) nos domicílios com computador é equivalente à de desktops (82%). Em 2011, a TIC Domicílios também passou a medir o uso de tablets: apesar de ter presença tímida no total dos domicílios com computador (1%), na classe A, a proporção já chega a 10%.

Com relação às conexões de banda larga no país, de maneira geral, em 2011 a banda larga fixa esteve presente nos lares brasileiros com internet em proporções superiores à banda larga móvel (modem 3G): 68%, contra 18%, respectivamente. O estudo indica que o acesso à banda larga móvel apresentou crescimento de 8% em relação a 2010.

O local mais citado para acesso à internet continua sendo o domicílio (67%), quase duas vezes e meia maior do que o acesso em centros públicos de acesso pago (lanhouses), local citado por 28% dos usuários de internet. Enquanto o acesso domiciliar apresentou um crescimento de 20% em relação a 2010, o uso nas lanhouses decresceu 18% nesse mesmo período. Já o uso da internet via celular avançou 12% entre os usuários de celulares passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os entrevistados que possuem aparelhos pré-pagos.

Dentre as principais atividades realizadas na internet no ano passado, 69% dos brasileiros declararam acessar sites de relacionamento como o Facebook ou Orkut. Destacam-se os acréscimos no uso de microblogs, como o Twitter, que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cuja adoção foi de 17%, em 2010, para 23%, em 2011. A atividade de lazer mais realizada na internet foi assistir filmes ou vídeos (58%), seguida por fazer download de músicas (51%).

Os dados do estudo TIC Domicílios 2011 foram coletados por meio de entrevistas realizadas em 25 mil domicílios no Brasil, incluindo áreas rurais. Apesar do crescimento nos indicadores de posse e uso das TIC no Brasil, em 2011 foi identificado que 55% dos domicílios não possuem computador e 62% não dispõem de internet – na área rural o índice é de 90%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile