Publicidade
Início ESG Política Ambiental da Incofios tem base no primeiro blockchain da indústria têxtil

Política Ambiental da Incofios tem base no primeiro blockchain da indústria têxtil

0
Publicidade

A sustentabilidade está no DNA da empresa catarinense Incofios, do Grupo Rovitex, que há mais de 20 anos investe em ações que promovem a preservação dos recursos ambientais. Este ano, a empresa que já contava com a certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável), como uma iniciativa da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, será o algodão certificado a base para o Brasil ter a cadeia têxtil rastreada pela tecnologia blockchain, desde a semente no campo até a roupa vendida no varejo.

“A sustentabilidade não está certificada no produto final e, sim, em todo o processo que o produto passou até chegar no consumidor. E para garantir essa transparência, as roupas devem conter uma tag com QR Code e o consumidor ao fazer a leitura pelo celular pode ter acesso a todo o processo, desde a fazendo que plantou, a fiação que o transformou em fio, a malharia que o desenvolveu, quem cortou, entre outros, até chegar ao varejo”, enfatiza Fernando Conti, Gerente Comercial da Incofios. 

O sistema blockchain conta com a maior segurança cibernética ao criar trilhas de auditorias imutáveis, com transparência e compartilhamento seguro de informações.

Tecnologia vem somar às práticas sustentáveis da Incofios

Ter o processo rastreado por blockchain, só reafirma o compromisso da Incofios em buscar continuamente melhorias nos processos para aliar de forma amigável negócios, tecnologia e meio ambiente.

Na divulgação do relatório de 2021, a empresa apresenta números expressivos. Foram gerados quase dois milhões de resíduos com a produção de fios de algodão.  Desses 98,43% foram reciclados e apenas 1,57% destinado a aterro sanitário. 

“Acreditamos que para ter um negócio promissor precisamos alinhar nossos processos com a sustentabilidade. Para isso, engajamos funcionários e investimos em ações como a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) industrial, onde toda a água utilizada nas instalações da fábrica é retirada do rio através de uma estação de captação, implantação de horta para levar a mesa dos colaboradores alimentos orgânicos cultivados dentro do parque. E, recentemente, trocamos mais de 1.200 lâmpadas na fábrica catarinense por iluminação em led, reduzindo 50% o consumo de energia com iluminação”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.

Além dos investimentos, a empresa é parceira de iniciativas como o programa BCI (Better Cotton Initiative) e possui o selo verde da Eureciclo, que informa que para cada embalagem comercializada, outra igual é reciclada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile