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39% dos consumidores digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250 por mês em compras por meio de redes sociais

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Datas importantes para o comércio eletrônico como o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro; Copa do Mundo, que tem início dia 20 de novembro; e a Black Friday, que será dia 25 de novembro, devem servir de estímulo para aquecer as vendas no segundo semestre de 2022. Uma pesquisa inédita realizada pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, apresenta algumas tendências sobre o perfil de compras do consumidor nas redes sociais e o quanto ele está disposto a gastar em transações por esses canais.

O levantamento mostrou que seis em cada dez entrevistados (62%) já compraram via redes sociais. Desse grupo de respondentes, 60% disseram que são influenciados pelos anúncios pagos de empresas. O estudo foi realizado no primeiro semestre com 1024 participantes e idades entre 18 e 75 anos de todas as regiões do Brasil.
Para a Analista de Conteúdo do Capterra, Marcela Gava, “esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing”.

A pesquisa apresenta também a média de gastos por mês dos usuários nas compras por redes sociais: 39% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais de R$ 250 por mês através desses canais –o resultado se refere à soma de todos percentuais das faixas de gasto acima de R$ 250,00/mês.

As transações de compra ocorrem com mais frequência nas redes sociais mais tradicionais. Segundo o levantamento do Capterra, o Instagram lidera com 70%, seguido pelo Facebook (67%) e WhatsApp (56%).

Com as datas para o boom no comércio eletrônico se aproximando, empresas devem estar atentas às oportunidades. Os produtos mais consumidos pelos entrevistados nas compras via redes sociais são: roupas e calçados (53%); Casa/Decoração e Supermercados, ficaram empatados (39%). Na sequência, eletrônicos (35%) e Restaurante (34%), respectivamente.

Levando em conta os artigos mais consumidos pelos usuários, é possível dedicar esforços de publicidade, especialmente com o uso de software de marketing de redes sociais, com foco nesses setores para incrementar as vendas nos próximos meses. De acordo com a pesquisa realizada pela All iN Social Miner, as vendas na Black Friday de 2021 geraram um faturamento de 5,41 bilhões de reais.

O levantamento também mostrou a preocupação do consumidor quanto a cibersegurança. Embora a taxa de usuários que já compraram em redes sociais seja alta, há quem não experimentou a modalidade, mas tem interesse na experiência. Ao serem questionados sobre o principal impeditivo para a compra via redes sociais, pouco mais da metade dos entrevistados (53%) se disse preocupada com os riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais.

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