Publicidade
Início Notícias Anatel assina convênio com IBGE para elaboração do IST

Anatel assina convênio com IBGE para elaboração do IST

0
Publicidade

O presidente da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral, assina hoje (31/10), convênio de cooperação técnica com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, para desenvolvimento da metodologia para a elaboração, atualização e revisão do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). O convênio tem duração de um ano e pode ser prorrogado por mais cinco.

A cooperação, segundo Gurgel, dará à agência reguladora suporte metodológico do IBGE. Com isso, o cálculo do IST será feito pela Anatel, mas poderá ser revisto em conjunto com o instituto, que pode, se necessário, auxiliar nas revisões do índice a cada três anos.

Segundo o gerente geral de competição da agência, José Gonçalves Neto, a elaboração do IST representa, internacionalmente, um avanço regulatório, pois segue a recomendação do Banco Mundial de que os índices de preços sejam produzidos por instituições do governo e observem parâmetros de transparência e responsabilização das contas públicas.

A forma de cálculo do IST está na consulta pública 647, que definiu os índices de preços que serão usados. Entre as descrições, a consulta definiu o IPCA para cálculo de despesas com pessoal. A justificativa da agência é que o universo de pesquisa desse índice é composto por pessoas que ganham de um a 40 salários mínimos na regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia, o que corresponde a cerca de 30% da população do país.

O IPCA também foi adotada para as despesas técnico-operacionais com a planta, que representam os gastos com pessoal, serviços de várias naturezas aplicados em questões relativas à operação da planta de maquinários, no caso específico de telecomunicações, serviços operacionais aplicados a centrais telefônicas, envolvendo em grande parte contratação de mão-de-obra de diversos níveis salariais.

O acesso integral à consulta pública 647 pode ser feito através do endereço www.anatel.gov.br. Até as 24 horas do dia 1º de novembro de 2005, quem quiser poderá contribuir para a elaboração da metodologia de cálculo do índice, por meio de contribuições devidamente fundamentadas e identificadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile