Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Entel amplia parceria de rede com a Ericsson rumo ao 5G

Entel amplia parceria de rede com a Ericsson rumo ao 5G

0
Publicidade

A Ericsson ampliou sua parceria com a Entel,  operadora de telecomunicações no Chile, através de um novo contrato para preparar a rede para a evolução do 5G implementando suas tecnologias de rede LTE FDD e LTE TDD Massive MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output) mais recentes. Isso permitirá que a Entel aumente sua competitividade e potencialize a receita.

A tecnologia sem fio Massive MIMO usa vários transmissores e receptores para transferir mais dados ao mesmo tempo. A transmissão por meio de várias antenas está desempenhando um papel essencial na evolução de redes 4G e 5G. A Entel também irá evoluir os controladores de rede de rádio e os controladores EVO em toda a rede, inclusive em locais remotos como a Ilha de Páscoa, e irá atualizar a rede de transporte com a introdução de soluções de microondas da Ericsson, contendo uma seção que agora trabalha com espectro de banda E para atender o aumento de capacidade em backhaul e fronthaul.

Alfredo Parot, vice-presidente de Tecnologia e Operações da Entel, afirma que “agora, conforme evoluímos nossa rede para capturar as novas oportunidades de negócios de Gigabit LTE, evolução para o 5G e IoT, naturalmente ampliaremos essa parceria com a Ericsson nessas áreas. Nossos assinantes e clientes corporativos vão se beneficiar, por anos, de uma rede com alto desempenho na região”.

Arun Bansal, presidente da Ericsson na Europa e América Latina, diz que “com o aumento esperado nos volumes de tráfego móvel até 2020 e nos anos subsequentes, as operadoras em todo o mundo estão ampliando suas redes existentes para fornecer velocidades mais altas e menor latência para seus assinantes. Vamos escrever um novo capítulo na história da nossa parceria estratégica com a Entel por meio da evolução de sua rede para Gigabit LTE, abrindo o caminho para o 5G, que concretizará sua posição de liderança entre os operadores na região da América Latina”.

Com o acordo, a Ericsson também irá fornecer diversos projetos da rede principal, destinados a atualizar as redes de voz e dados da Entel para a última geração com o intuito de fornecer novos serviços ao usuário final. Isso permitirá o aumento da capacidade de banda larga e maiores velocidades de dados, melhor qualidade de voz, latência otimizada e custos de operação de rede reduzidos.

Entre esses projetos está um serviço de rede totalmente virtualizado (VNS) para Voice over LTE (VoLTE), incluindo o Subsistema Multimídia IP virtual (vIMS) e o Evolved Packet Core virtual (vEPC) para VoLTE. O vIMS é uma solução para o núcleo da rede que fornece serviços enriquecidos de comunicação em tempo real para usuários individuais e comerciais em qualquer rede de acesso e para qualquer tipo de dispositivo, incluindo smartphones, tablets, dispositivos vestíveis e laptops. Os serviços de comunicação suportados são de voz em alta definição (VoLTE), chamada por Wi-Fi e chamadas de vídeo.

A solução de infraestrutura NFV inclui a solução Hyperscale Datacenter 8000, o Ericsson Cloud Execution Environment (ECEE) e o Ericsson Cloud Manager (ECM). O ECM e o Ericsson Network Manager (ENM) ajudarão a orquestrar a implementação do serviço VoLTE da Entel em todo o país.

Além disso, a Ericsson apresenta sua solução de inventário de rede adaptável (EAI), que se tornará parte integrante do projeto de Transformação Digital da Entel. A implementação dos projetos no núcleo da rede começa imediatamente e será concluída em diferentes fases entre 2018 e 2019.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile