O grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba decidiu realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e não mais em Hong Kong. Segundo pessoas próximas à empresa revelaram ao The Wall Street Journal, as negociações com a bolsa chinesa fracassaram depois que o órgão regulador do mercado de capitais chinês negou o pedido de permissão para que seus fundadores mantenham o controle da empresa, mesmo depois do IPO.
Agora o Alibaba vai decidir entre as bolsas de valores de New York e a Nasdaq para abrir o capital, provavelmente no primeiro trimestre de 2014. Ainda de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal americano, a empresa chinesa já contratou escritórios de advocacia nos Estados Unidos para começar a trabalhar em seu IPO e em breve deve contratar os bancos que responderão pelo gerenciamento do processo.
Enquanto não realiza o IPO, o Alibaba dará continuidade a uma série de investimentos para ampliar seus serviços online. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 25, que comprará a Kanbox, empresa chinesa de serviços de armazenamento em nuvem similar ao Dropbox. O valor do negócio não foi revelado.
O grupo chinês afirmou que espera, com a aquisição, transformar a Kanbox em um serviço que permita aos usuários móveis fazer backup de seus dados em servidores remotos. Essa meta está em linha com a estratégia móvel do Alibaba, que por meio de alianças com a Weibo e AutoNavi aumentou o tráfego móvel de seus serviços.