Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governo divulga lista de empresas selecionadas para o programa Startup Brasil

Governo divulga lista de empresas selecionadas para o programa Startup Brasil

0
Publicidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta segunda-feira, 29, as 56 startups selecionadas para o programa Startup Brasil, anunciado pelo governo no fim de novembro passado e que faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação — TI Maior, cujo objetivo é fomentar a indústria de software e serviços de TI no Brasil. Nesta primeira rodada foram analisados 908 projetos, sendo 672 de empresas nacionais e 236 de companhias internacionais. As nove aceleradoras selecionadas em fevereiro também participaram da banca técnica — formada por especialistas — como conselheiras, mas não tiveram direito a voto.

“O objetivo do programa, que é  resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP), é fortalecer o software no Brasil, e o governo é apenas um coordenador, a execução é do setor privado”, destacou o secretário de políticas de informática do MCTI, Virgilio Almeida, durante apresentação das empresas selecionadas, nesta segunda-feira, 29. Cerca de 61% das startups inscritas são oriundas do Sudeste, 17% do Sul e 13%, do Nordeste. Entre as propostas internacionais, mais de 30% são provenientes dos Estados Unidos, de um total de 37 países. Das 56 empresas selecionadas, 11 são internacionais, oriundas da Irlanda, Argentina, Colômbia, Espanha e Israel. “Muitas pessoas questionam o porquê queremos que 25% dos projetos sejam internacionais. A área de software dos Estados Unidos é chave para indústria e o Brasil precisa desses talentos”, declarou Almeida.

Entre os projetos nacionais selecionados 13 são de São Paulo, seis de Minas Gerais e seis em Pernambuco, e o restante dividido entre Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. “O grande número de empresas no Nordeste é um fato interessante, pois fizemos um trabalho maior de capacitação, que inclusive será reforçado para que as empresas dessa região sejam incentivadas e diminua a concentração no Sudeste”, reiterou o secretário.

A maioria das empresas já estão na fase de protótipo e produção dos projetos. “Ter pelo menos três anos de CNPJ, como exige o edital, mostra a intenção do programa de gerar casos de sucesso, por isso a maioria das empresas selecionadas está nesse estágio”, disse o diretor de software e serviços de TI do MCTI, Rafael Moreira.

Confira, a seguir, a lista de empresas nacionais e internacionais selecionadas:

 

 Startup Brasil

 

Projetos

O setor de educação foi o campeão de projetos apresentados pelas startups, com 19,64% das propostas voltadas a área com soluções de e-learning, ferramentas corporativas de aprendizado e até software de gestão para escolas na nuvem e mobilidade e plataforma de e-learning em inglês gameficada para crianças.

A área de varejo respondeu por 14,29% dos projetos, principalmente com soluções de comércio eletrônico. “Soluções para o varejo ainda não foram totalmente exploradas aqui, e isso as startups internacionais conseguiram identificar. Temos espaço grande para esse setor no Brasil”, disse Felipe Matos, diretor de operações do Startup Brasil.

Saúde vem a seguir, com 8,93% das propostas, empatada com eventos e turismo, setor impulsionado pelos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país — Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Atraímos empreendedores que querem trazer solução para setores importantes no país”, completou Matos.

Próximos passos

A partir de agora, as empresas selecionadas vão acertar com as aceleradoras a execução dos projetos no primeiro ano. O início do planejamento está previsto pata o fim de agosto e da aceleração, entre agosto e setembro. Na sequência serão anunciados os projetos na Induction Week, evento com todas as empresas que será realizado no Rio de Janeiro, em setembro. Em outubro, terá início a segunda etapa do programa, com o lançamento do edital para mais 50 startups e, em novembro, sairá o segundo edital para selecionar mais seis aceleradoras.

Os representantes do projeto destacam que identificaram alguns pontos a serem modificados nos próximos editais, entre eles os critérios para seleção de empresas internacionais. “Será preciso corrigir o edital para dar oportunidades para brasileiros que estudam fora do país e querem participar, mas não foram contemplados em nenhuma das categorias do edital”, destacou a gestora de investimentos estrangeiros da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Flavia Queiroz, responsável pela seleção de empresas internacionais para o programa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile