Publicidade
Início Notícias Comunicações Telefónica O2 adota machine learning para melhorar desempenho e reduzir churn

Telefónica O2 adota machine learning para melhorar desempenho e reduzir churn

0
Publicidade

A Telefónica está adotando elementos de machine learning na rede da subsidiária britânica O2, com objetivo de reduzir problemas de latência e perda de pacotes de forma mais rápida e antecipada. A companhia demonstrou durante a Mobile World Congress nesta quarta, 1º, o caso com a solução da fornecedora Cardinality para realizar microanálises, correlação de eventos e utilização de big data para solucionar o problema. A técnica, segundo o CEO da fornecedora, Stephen Bowker, ajuda ainda a reduzir o churn. “Ela identifica serviços que degradam, em vez de reagir quando clientes reclamam”, disse ele durante painel.

A tecnologia é utilizada em conjunto com o modelo de rede auto-organizável (SON), tornando os processos automatizados. “Um modelo da rede roda (virtualmente) e começa a fazer mudanças, e aí vê que ações podemos tomar para otimizar a infraestrutura proativamente”, declara o representante da O2, Brendan O’Reilly.

Para o presidente e CEO da fornecedora Accedian, Patrick Ostiguy, “isso não é mais um experimento”. “Já aplicamos na (operadora sul-coreana) SK Telecom para auto-otimizar as redes enquanto ganham capacidade e desempenho em tempo real”, diz. Ostiguy acredita que machine learning será essencial para o futuro padrão 5G. “As redes serão mais virtualizadas, dinâmicas por natureza. E assim, mais complexa de automatizar e gerenciar”, prevê.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile