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CTBC fatura 28% da receita na área de expansão

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Enquanto as demais operadoras fixas resistem em fazer um plano agressivo para competir fora de suas áreas de concessão, a mineira CTBC avança no território inimigo. No ano passado, 28% da receita da operadora (R$ 300 milhões do faturamento líquido) foi originada na área de expansão.

O potencial de crescimento da empresa, com isto, é grande, pois a parte nova do mercado a ser explorada é maior do que a região original, pondera o diretor de relações com investidores da CTBC e responsável pela área financeira do grupo Algar, Marcos Bicalho.

A empresa tem redes metropolitanas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. São mais de 8 mil quilômetros de fibras ópticas, das quais 300 quilômetros só na região mais nobre da cidade de São Paulo. O backbone liga o Triângulo Mineiro a Brasília, BH, RJ, SP, Campinas, Ribeirão Preto (as duas cidades são no interior paulista) e volta ao Triângulo, completando o anel óptico.

O backbone já está pago e em condição de precificação para o cliente final. Atualmente, a rede está sendo capilarizada, com ramificações para fazer a última milha. A operadora aperta cada vez mais o cronograma para reduzir o prazo de instalação junto aos clientes que, na área de expansão, são quase todos corporativos. ?São nichos onde a competitividade para nós é maior?, diz Bicalho, que atribui o desempenho também à ampla gama de produtos ligados à internet, voz sobre IP, contact center, data center e à própria rede óptica.

O executivo diz que a operadora preparou-se bem para atender os clientes na área de expansão. Conta com um escritório grande em São Paulo e em Belo Horizonte para prestação de serviços, com área comercial, de instalação e técnicos. E há cinco anos, nem tinha planos de sair da área de concessão, que abrange parte do Triângulo Mineiro e dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, conta o executivo.

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