Publicidade
Início Notícias Comunicações Mercado de Data Centers deve se adaptar as demandas da IA

Mercado de Data Centers deve se adaptar as demandas da IA

0
Publicidade

Nesta quinta-feira,16, teve início o Furukawa Summit 2024, evento da empresa que promete discutir as principais tendências de infraestrutura. Uma das temáticas tratadas durante o dia foi “Soluções eficientes para Data Centers e IA”.

O painel apresentado por Peter Fischer, Sales Data Center Market Manager na Furukawa Eletric LatAm, e Gustavo Moraes, Presidente das Associação Brasileira de Data Centers – ABDC, discutiu o crescente desenvolvimento do mercado de data centers no Brasil e de que maneira a Inteligência Artificial o impactará.

Segundo Fischer, o mercado projeta ultrapassar os U$ 600 bilhões até 2032, e esse valor de mercado será diretamente influenciado pela chegada da IA. A crescente demanda e a vontade do mercado de inovar por meio dessa nova tecnologia, faz com que os data centers precisem se adaptar.

O especialista contou que a Furukawa já deu início a um processo de investimento em pesquisa e desenvolvimento, isso tudo para que possa fornecer toda a infraestrutura necessária para que os data centers estejam prontos para um enorme volume de processamento de dados. O executivo explicou que uma nova infraestrutura será exigida uma vez que a tecnologia precisa de um processamento de 800 gigabits por segundo.

Enquanto isso, Moraes, destacou a evolução desse mercado no Brasil, e de que maneira a densidade de energia por rack vem crescendo ano após ano. Para se ter uma ideia, no início dos anos 2000, esse valor era de aproximadamente 0,5 kW, contudo, em 2025 esse valor deve atingir 40 kW e para data centers com IA esse valor deve chegar até 100 kW.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile