Publicidade
Início Notícias ISO aprova padrão Open XML da Microsoft

ISO aprova padrão Open XML da Microsoft

0
Publicidade

Com 86% dos votos favoráveis de todos os países que participaram do processo de análise de estudos técnicos, o padrão Ecma Office Open XML, desenvolvido pela Microsoft, obteve certificação internacional da Organização Internacional de Padronização (ISO) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

De acordo com informações divulgadas pela Microsoft Brasil, nesta terça-feira, 1/4, baseada em documentos disponíveis na internet, após mais de 14 meses de intensa discussão, a proposta do padrão Open XMNL recebeu apoio da maioria dos países que fazem parte da ISO.

No Brasil, no entanto, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) votou contra a adoção do Open XML como padrão para formato de documentos, além do já aprovado ODF (Open Document Format), segundo informação divulgada na quinta-feira, 27/3.

Segundo as regras da entidade internacional de padronização, para se obter uma certificação internacional é necessário ter 75% dos votos. Adicionalmente, os participantes dos organismos internacionais, conhecidos como membros-P, também apoiaram o Padrão Open XML.

Nesse caso houve uma votação superior com 75% dos votos, sendo que bastavam 66,7% para garantir a aprovação. Agora, o Open XML passa a fazer parte dos padrões de formato de documentos abertos reconhecidos pela ISO e IEC, como o HTML, PDF e ODF.

"Com 86% dos votos, o Open XML recebeu um expressivo apoio. Esse resultado significa um avanço para os consumidores, provedores de tecnologia e governos que desejam escolher o formato que melhor atende às suas necessidades e têm uma voz na evolução desse padrão amplamente adotado", diz Tom Robertson, gerente geral de interoperabilidade e padrões da Microsoft.

"As contribuições de especialistas técnicos, clientes e governos vindas de todo o mundo aprimoraram de maneira significativa a especificação Open XML e a tornará ainda mais útil para desenvolvedores e clientes. Com o padrão oficialmente aprovado, estaremos comprometidos em apoiar essa especificação em nossos produtos, da mesma forma que continuaremos a trabalhar com organismos de padronização, governos e indústria para promover uma maior interoperabilidade e inovação", indica o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile