Publicidade
Início Notícias Gestão Asia Shipping digitaliza embarque marítimo de mercadorias

Asia Shipping digitaliza embarque marítimo de mercadorias

0
Publicidade

Pensando sempre na segurança e sustentabilidade do negócio e dos clientes, a Asia Shipping, líder em integração digital de cargas por modal aéreo, marítimo e rodoviário, incorpora mais uma inovação em suas operações marítimas de importação: o HBL (House Bill of Lading) Digital.

Esse documento, também conhecido como conhecimento de embarque marítimo, assegura a posse e a propriedade da carga embarcada, sendo emitido por transportador internacional (armador / nvocc) ao cliente final por meio da plataforma Wave BL, que utiliza tecnologia blockchain para garantir a transferência instantânea, criptografada e autenticada dos documentos.

Antes dessa tecnologia, o BL era impresso e assinado manualmente e entregue ao exportador em três vias. Durante a pandemia da Covid-19, o envio deste documento foi afetado devido às diversas restrições. Nesse período, a Asia Shipping começou a buscar novas soluções para substituir o papel. Foi quando surgiu uma nova portaria autorizando a utilização do documento de forma digital.

Durante os testes e preparação para mudança desse processo, a Asia Shipping testou a emissão do BL em consignação com os armadores, o chamado MBL. Durante esse período, a empresa emitiu cerca de 26 mil documentos digitais pela plataforma Wave BL, eliminando aproximadamente 78 mil folhas de papel.

“Com a emissão direta do documento pela Asia Shipping ao cliente que recebe a carga, o processo ganhou mais agilidade e segurança das informações, além de reduzir a burocracia, o uso do papel e os custos extras para o importador – em caso de atraso no envio do BL”, comenta Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Além do fator ambiental, a implementação do HBL Digital resulta em outras três melhorias como a certificação de autenticidade: uma vez que o documento possui maior rigor de segurança em cadeia criptografada de autenticidade via blockchain, assegurando seu emissor, portador, e demais intervenientes que se utilizam do documento; agilidade: ao passo que o documento pode ser disponibilizado por sistema eletrônico dispensando remessas físicas; e redução de custos: não sendo mais necessário que o exportador e importador transitem vias físicas por courrier internacional reduzindo, inclusive, chances de extravios ou problemas similares.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile