A Apple concluiu o trabalho conjunto desenvolvido com as três maiores operadoras de cartões de crédito do mundo — Visa, MasterCard e American Express — para incluir a funcionalidade de pagamento no seu próximo modelo de smartphone, o iPhone 6, transformando-o em uma carteira móvel, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto disse à agência Bloomberg. Segundo a mesma fonte, o iPhone Wallet, como vem sendo chamado pelas empresas, será anunciado no dia 9 deste mês, juntamente com o novo iPhone.
A funcionalidade de pagamento móvel será viabilizada por meio da tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos, sem contato físico, que também será anunciada no lançamento do iPhone 6. Esse avanço, juntamente com o Touch ID, sensor de impressões digitais integrado ao botão Home, que foi incorporado ao iPhone 5s, permitirá que o consumidor pague contas, de forma segura, em qualquer loja que opere com uma das três bandeiras de cartão de crédito.
Os consumidores, no entanto, ainda terão de esperar algum tempo para poder usar a novidade plenamente, ao menos os usuários nos Estados Unidos. “Os varejistas norte-americanos têm sido lentos em adotar a tecnologia NFC, o que limita o uso pelos clientes”, observou Ben Bajarin, analista da Creative Strategies. Mas ele acredita que isso pode mudar com a entrada da Apple nesse mercado, já que o iPhone é o smartphone com a maior participação de mercado nos EUA.
Procurada pela agência de notícias, a Apple se recusou a comentar o assunto, assim como a MasterCard, Visa e a American Express. As negociações entre a Apple e a Visa sobre a incorporação da tecnologia foram divulgadas em julho pelo site Information.com, citando pessoas próximas às empresas.
“Para a Apple, a criação de uma carteira móvel tem com estratégia manter os usuários dentro de seu “ecossistema”, criando, assim, mais lealdade à marca e a seus produtos”, disse Bajarin. “É adicionando recursos que uma empresa mantêm sua base de usuários e os mantêm leais”, disse.
“A Apple também quer gerar mais receita a partir dos cerca de 800 milhões de contas de usuários globais do iTunes, que inclui informações de pagamento, que já foram criadas”, disse Richard Crone, diretor executivo da Crone Consulting, que presta consultoria a varejistas e bancos em soluções móveis de pagamento.