Publicidade
Início Notícias Negócios Com o aval da CVM, joint venture entre Vórtx e QR cria...

Com o aval da CVM, joint venture entre Vórtx e QR cria exchange de valores mobiliários digitais em blockchain

4
Publicidade

A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais com mais de R$ 500 bilhões de ativos em sua plataforma, em parceria com a QR Capital, holding do setor de blockchain e criptoativos, foram selecionadas para participar do Sandbox Regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em modelo de joint venture, as empresas vão desenvolver, no âmbito do Sandbox regulatório, a primeira exchange baseada em tokens regulada para o mercado de capitais. O projeto proporciona uma evolução da infraestrutura para a digitalização da atividade de intermediação de ofertas públicas de valores mobiliários, como debêntures e cotas de fundos de investimento, incorporando tecnologia blockchain para transações mais seguras, inteligentes e transparentes.  

O ambiente experimental do Sandbox Regulatório é ideal para que novos projetos sejam testados de forma flexível e segura fazendo com que o setor possa usufruir de produtos mais baratos e que os usuários tenham uma experiência melhor. Além de permitir a introdução de produtos e processos inovadores no mercado de capitais brasileiro de forma segura, o Sandbox Regulatório é, também, um ambiente de avaliação para o órgão regulador, que verificará a melhor forma de regular esse novo universo tecnológico que se abre para o mercado de capitais brasileiro.  

Ainda no ambiente do Sandbox, a nova operação foi autorizada a realizar a atividade de constituição e administração de mercados organizados de valores mobiliários, baseados na tecnologia de tokens e blockchain. As autorizações temporárias e dispensas previstas nesta Deliberação são válidas até 14 de fevereiro de 2023 e entram em vigor em 15 de fevereiro de 2022.  

Em princípio restrito a um número de 12 emissores ativos, a nova Vórtx QR Tokenizadora deve começar em breve a seleção de emissores que poderão participar desta nova etapa do mercado. Serão prestados serviços de escrituração de debêntures, cotas de fundos de investimento fechados, cédulas e certificados de depósito e valores mobiliários. Além disso, a autorização, novamente no âmbito do Sandbox, dispensa a nova instituição de uma série de obrigações e possibilitará a negociação de ativos em um mercado balcão de forma exclusiva.  

Na prática, é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma exchange de valores mobiliários digitais 100% baseada em tokens e blockchain.  

Para Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, esse é um passo enorme para a completa digitalização do mercado de capitais. “Estamos embarcando muita tecnologia nesse projeto, de forma a tornar mais simples e com menor interferência todas as transações do nosso mercado. Esse produto é pura inovação e cria a possibilidade de simplificar transações extremamente burocráticas e de reduzir drasticamente os custos envolvidos. Nessa primeira etapa do projeto vamos transformar valores mobiliários tradicionais em ativos digitais (tokens), de forma que possam ser facilmente negociados por qualquer pessoa. O processo de tokenização veio para ficar e vai mudar a forma que as pessoas fazem investimentos. Esse é um importante movimento em direção ao nosso propósito de simplificar o Mercado de Capitais”, explica o executivo.  

Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, acredita que a parceria com a Vórtx no desenvolvimento do projeto alinha-se com o esforço da QR Capital de aproximação do mercado financeiro tradicional e o mercado de criptoativos. “Desde a fundação da empresa buscamos sempre trazer o bitcoin e os criptoativos para o mercado regulado de forma a permitir ao investidor brasileiro acessar essa inovadora classe de ativos. A tokenização de debêntures e de outros valores mobiliários é um passo importante nesse processo pois além de trazer mais eficiência e menores custos, democratiza o acesso a novas classes de ativos antes restritas ou negociadas em infraestruturas altamente intermediadas.”  

As atividades que poderão ser realizadas com o apoio da tokenizadora serão reguladas, proporcionando a oferta, intermediação e distribuição de esforços restritos de Valores Mobiliários Digitais (VMDs), custódia para investidores em plataforma digital, escrituração distribuída de VMDs, negociações multi e bilaterais de VMDs e liquidação de negócios com VMDs. Além de ampliar possibilidades de acesso a recursos, democratizar o processo e permitir a expansão da base de operadores e acesso ao mercado. 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile