Publicidade
Início Blogueria Economia, inovação, nuvem e o poder do consumidor: realidade inevitável

Economia, inovação, nuvem e o poder do consumidor: realidade inevitável

1
Publicidade

Sempre houve pressão e extrema exigência para que as empresas apresentem bom desempenho e resultados acima da média. Não há novidade nisso. Mas, com os desafios constantes no cenário econômico global, muitos executivos tendem a crer que que o único caminho é a redução de custos. Mas o mercado espera mais flexibilidade das empresas para responder rapidamente as suas expectativas. Isso também significa inovar. O melhor cenário é juntar os dois. Mas como?

A resposta mais direta a essa pergunta é a nuvem. A computação em nuvem desempenha um papel fundamental para alcançar novos padrões de excelência ao mesmo tempo. Chegou a hora de investir em tecnologia como serviço, deixando de lado todo o custo com propriedade, licenciamento, manutenção, segurança e muito mais. E se a nuvem não fizesse outra coisa além de reduzir os custos, ainda assim seria uma opção estratégica para a maioria das empresas.

Mas as soluções em nuvem ainda têm mais vantagens. Elas são mais inteligentes, mais rápidas, mais móveis, mais intuitivas. Se eu posso fazer exatamente a mesma coisa, ou melhor, gastando menos, de forma mais simples e mais segura, por que não fazer?

Por outro lado, uma empresa não cresce apenas reduzindo os custos. É necessário oferecer produtos e serviços que atendam cada vez melhor os anseios dos seus clientes. Este é o famoso Customer Experience. Oferecer produtos que atraiam mais consumidores e fazer a diferença no atendimento com um nível de personalização apurado. Hoje, como todos sabemos, o consumidor é o mais exigente que já existiu na história. Portanto, é fundamental inovar. Não apenas para ganhar fatia de mercado, mas para criar mais valor. Estudo já apontam que cerca de 97% dos executivos* consideram que a experiência do cliente é crítica para a competitividade.

O mundo do consumidor mudou muito e a indústria tenta acompanhar essa transformação. Hoje a informação e a habilidade de avaliá-la é um fator estratégico. Os consumidores esperam agilidade, melhores experiências baseadas em preferências e comportamentos, e serviços e produtos em tempo real. Eles esperam respostas imediatas. Aqui e agora. Se o seu negócio ainda não pode oferecer isso, provavelmente seu concorrente deve estar de olho nessa oportunidade. Mais de 89% dos consumidores mudam de marca por atendimento e serviços irrelevantes.

É inevitável: tecnologia na nuvem impulsiona a inovação. Inovação leva à otimização de recursos, aumenta a produtividade, ultrapassa os limites e atrai novos negócios. Resultado: consumidores satisfeitos e fiéis à marca. Vale a pena seguir este caminho.

Cyro Diehl, presidente da Oracle do Brasil e vice-presidente sênior de Customer Experience, Oracle para a América Latina. 

*Global Insights on Succeeding in the Customer Experience Era”, estudo com executivos dos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile