Publicidade
Início Notícias Inovação Lojas Renner cria canal dedicado ao relacionamento com startups

Lojas Renner cria canal dedicado ao relacionamento com startups

0
Publicidade

A Lojas Renner criou um canal oficial de conexão com o ecossistema de startups e inovação: o Renner Startups. O canal foi ao ar em novembro e é mais um passo para facilitar o relacionamento entre soluções inovadoras e as diversas áreas de negócio da companhia.

Desde 2021, a Lojas Renner conta com uma área de Inovação Aberta, que tem como missão se relacionar com startups nacionais e internacionais a fim de conectá-las com oportunidades e desafios internos da empresa, seja no core business ou em áreas de apoio.

O principal foco são startups em nível operacional, com capacidade de escala e que alinhem resultado à boas práticas ESG. Junto desses parceiros, o objetivo é impulsionar a evolução das operações das marcas Renner, Youcom (moda jovem), Ashua (moda curve & plus size), Camicado (artigos para casa e decoração) e Repassa (brechó online), além da instituição financeira Realize.

“Desde a estruturação da área já mapeamos, aproximadamente, 750 startups no Brasil e no exterior, nos conectamos com cerca de 250 delas e realizamos mais de 25 POC (provas de conceito) ou parcerias, com cases de relevante geração de valor para o nosso negócio. Agora, damos mais um passo robusto, que reforça e facilita ainda mais o nosso relacionamento com startups e o ecossistema de inovação, conectando empreendedores aos desafios e oportunidades do nosso negócio, acelerando testes e firmando parcerias valiosas”, diz Cesar Brunetto, gerente da Renner Startups na Lojas Renner.

Um exemplo disso foi a parceria firmada com uma startup de análise de dados focada no varejo. A solução combina dados do ecossistema da Lojas Renner S.A. com informações de mercado a partir da inteligência artificial, o que possibilita a análise das mudanças no cenário da moda e o fornecimento de insumos para as tomadas de decisão. “A solução possibilitou, ainda mais, a aproximação de dados e tendências – que juntos geram insights com foco no produto. Essa estratégia reforça o nosso objetivo de entregar de forma cada vez mais ágil a melhor experiência possível em moda e lifestyle à nossa consumidora”, explica Brunetto.

Inovação e Sustentabilidade

Entre os temas em foco da Renner Startups está a busca por parceiros que contribuam para a aceleração da pauta de sustentabilidade na Companhia. “De novas formas de cultivo de matérias-primas, processos de reciclagem ou melhor gestão dos aspectos ESG de nossa cadeia de valor, temos convicção de que somente com a inovação e o uso de tecnologia seremos referência em uma moda cada vez mais responsável”, acrescenta. Exemplo disso foi o projeto mais recente chamado Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade, chamada pública realizada em parceria com a consultoria global de inovação The Bakery, que selecionou parceiros para colaborar com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030.

A partir do Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade foram selecionadas três startups: as brasileiras ESG Now, que oferece a implementação, a operacionalização e o monitoramento de uma estratégia ESG 360°, incluindo a cadeia de valor; a Aiper, especializada em pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana para aplicação na indústria têxtil; e a alemã Rittec, que desenvolve e comercializa tecnologias de reciclagem para recuperar resíduos mistos de poliéster e/ou PET. No momento, as três passam por testes dentro da companhia, acompanhadas por diferentes times e apoiadas por diretores internos.

Como se conectar – A página da Renner Startups está disponível no site corporativo das Lojas Renner S.A., em https://www.lojasrennersa.com.br/startups/, onde as startups podem entrar em contato e compartilhar suas soluções e modelos de negócio. Se houver sinergia entre elas e os desafios dos negócios da varejista, o time entra em contato com os empreendedores. Renner Startups é mais uma iniciativa formal de inovação com startups desenvolvida pela Lojas Renner, que também conta com o RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC), para investimento em startups em estágio inicial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile