Publicidade
Início Notícias Comunicações Relatório estima que quase 1/5 das assinaturas móveis serão 5G no final...

Relatório estima que quase 1/5 das assinaturas móveis serão 5G no final de 2023

0
Publicidade

A Ericsson estima que quase uma em cada cinco de todas as assinaturas móveis globais será assinatura 5G até ao final de 2023, à medida que o crescimento se mostra resiliente apesar dos contínuos desafios econômicos e da agitação geopolítica em alguns mercados.

A estatística é apresentada na edição de novembro de 2023 do Ericsson Mobility Report, que estima que o ano de 2023 vai encerrar com 610 milhões de novas assinaturas 5G – um aumento de 63% em relação a 2022 – elevando o total global para 1,6 bilhões, cerca de 100 milhões a mais do que o previsto anteriormente.

Na sua vigésima quinta edição, o último relatório apresenta uma nova extensão no prazo superior para previsões estatísticas, indo de 2028 para 2029. Em linha com as edições recentes, o relatório de novembro de 2023 confirma banda larga móvel aprimorada, acesso fixo sem fio, jogos e AR/VR/-baseados em serviços, como os primeiros casos de uso mais comuns do consumidor para 5G.

Regionalmente, a adesão às assinaturas 5G na América do Norte continua forte. Até o final de 2023, espera-se que a região tenha a maior penetração de assinaturas 5G a nível mundial, com 61%. O crescimento das assinaturas 5G também foi forte na Índia ao longo de 2023. No final de 2023 – 14 meses após o seu lançamento comercial – espera-se que a penetração do 5G tenha ultrapassado os 11% na Índia.

Nos seis anos – entre o final de 2023 e 2029 – prevê-se que as assinaturas globais de 5G aumentem em mais de 330% – de 1,6 bilhões para 5,3 bilhões. Prevê-se que a cobertura 5G esteja disponível para mais de 45% da população global até o final de 2023 e 85% até o final de 2029. Espera-se que a América do Norte e o Conselho de Cooperação do Golfo tenham as taxas regionais de penetração 5G mais elevadas até o final de 2029 em 92%. Prevê-se que a Europa Ocidental siga com uma penetração de 85%.

Fredrik Jejdling, Executive Vice President and Head of Networks da Ericsson, afirma: “Com mais de 600 milhões de assinaturas 5G adicionadas globalmente este ano, e aumentando em todas as regiões, é evidente que a procura por conectividade de alto desempenho é forte. A implementação do 5G continua e vemos um número crescente de redes 5G autônomas sendo implantadas, trazendo oportunidades para suportar aplicações novas e mais exigentes para consumidores e empresas”.

O consumo médio global de dados por smartphone continua crescendo. Estima-se que o tráfego total de dados móveis triplique entre o final de 2023 e o final de 2029 – atribuído a fatores como melhor capacidade dos dispositivos móveis, um aumento de conteúdo com utilização intensiva de dados e melhorias contínuas no desempenho das redes implantadas.

Peter Jonsson, Executive Editor do Ericsson Mobility Report, afirma: “A taxa de crescimento de dados nas redes móveis reflete claramente a paixão dos consumidores por aplicativos relacionados ao uso de banda larga móvel aprimorada. Esta tendência aumentará à medida que mais consumidores em todo o mundo adotarem o 5G e surgirem novos casos de utilização, desencadeando um maior crescimento no tráfego de dados. Como a maior parte do tráfego é gerado em ambientes fechados, onde as pessoas normalmente passam a maior parte do tempo, há uma necessidade crescente de estender a cobertura de banda média 5G, tanto em ambientes internos, quanto externos, para garantir uma experiência 5G abrangente em todos os locais”.

A banda média 5G combina alta capacidade com boa cobertura, tornando-a a escolha ideal para oferecer a experiência 5G completa. A cobertura global de banda média 5G para a população é atualmente superior a 40%, um aumento em relação aos 30% registados em 2022. O aumento é impulsionado, principalmente, por grandes implementações de banda média na Índia, mas também por várias implementações de banda média na Europa.

O relatório também explora a conectividade sem fio para a indústria de manufatura, como o 5G se está se tornando um fator-chave na produção e como possibilita a agilidade necessária para suportar mudanças rápidas e realocação de recursos.

O Ericsson Mobility Report de novembro de 2023 inclui três artigos detalhados:

• Implantação em larga escala do 5G Standalone para impulsionar a transformação digital na Índia.

• Demanda por conectividade interna impulsionando a necessidade de melhor desempenho.

• Agilidade habilitada pelo 5G em grandes fábricas e usinas siderúrgicas verdes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile